Jogos para Humanos e Robôs: Projetos Integrados baseados em Protótipos de Robôs em Cursos EAD

  • Luís Rogério da Silva UNIVESP
  • Eliane Gonçalves PUCSP

Resumo


Nesta pesquisa, analisamos os resultados relativos à participação online de estudantes universitários na execução de projetos no âmbito da construção de protótipos de robôs como atividade paralela aos componentes curriculares tradicionais. Limitamos esta pesquisa à análise do desempenho, em 2021, dos alunos da USAC – Universidade de São Carlos da Guatemala. Gerimos o processo de análise de desempenho dos protótipos apresentados por essas equipes através de uma plataforma online denominada RoboLeague.Com os dados referentes a essas participações no ano de 2021, formulamos uma investigação de natureza exploratória quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram o alcance desta iniciativa em termos didáticos.

Palavras-chave: Competições de Robótica, EAD, Aprendizagem baseada em projetos, Engenharia

Referências

Alimisis, D. A. G. B. (2014). “Robotics in Physics: fostering graphing abilities in kinematics”. In: Obdrzálek, D. (ed.) Proceedings of the 4rd International Workshop Teaching Robotics, Teaching With Robotics & 5th International Conference Robotics in Education. Padova, Itália.

Arís, N.; Orcos, L. (2019). “Educational Robotics in the Stage of Secondary Education: Empirical Study on Motivation and STEM Skills”. Educ. Sci. 2019, 9, 73.

Bazylev, D., Margun, A., Zimenko, K., Kremlev, A., Rukujzha, E. (2014). “Participation in Robotics Competition as Motivation for Learning”. Procedia - Social and Behavioral Sciences. v. 152, 2014.

Breuch, B., Fislake, M. (2018). “Bringing Educational Robotics into the Classroom”. In: Lepuschitz, W., Merdan, M., Koppensteiner, G., Balogh, R., Obdržálek, D. (eds) Robotics in Education. RiE 2018. Advances in Intelligent Systems and Computing, v. 829. Springer.

Clemente, A. O. (2017). “Laboratório de Desafios, uma Metodologia para Ensino e Aprendizagem de Conceitos de Gestão nas Áreas das Engenharias: CHALLENGE LAB”. Dissertação de mestrado. UNICAMP, São Paulo.

Eguchi, A. (2016). RoboCupJunior for promoting STEM education, 21st century skills, and technological advancement through robotics competition. Robotics and Autonomous Systems, v. 75, n. pb, p. 692-699, jan.

Eguchi, A. (2017). Bringing Robotics in Classroom. In: KHINE, M. S. Robotics in STEM Education: Redesigning The Learning Experience. Springer.

Fornaza, R.; Webber, C. G. (2014) “Robótica Educacional Aplicada à Aprendizagem em Física”. RENOTE, v. 12, n. 1, julho.

Gibeault, S., Gomez, F., Iorio, J. D., Santillan, J. D., Shen, H., Tufenkjian, M. (2019). “Practical Application of Robotics Competition for STEM Education”. American Society for Engineering Education.

Jiea, P. Y., Hussin, H., Chuan, T. C., Ahmad, S. S. S. (2019) “Robotics Competition-Based Learning for 21st Century STEM Education”. Semantic Scholar: 1985-7012 v. 12, n. 1 January – June.

Jorge, C. H. Uma experiência da Robótica Educacional: a solução do desafio Rescue Line para os alunos do Ensino Fundamental. (2019). Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFEMAT). São Gonçalo, Rio de Janeiro: UERJ.

Leite, D. L. F. (2021). Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino da cinemática através da robótica educacional. Dissertação de mestrado (Programa de Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física). São Luís, Maranhão: UFMA.

Lima, J. R. T. de. (2018). Robótica educacional no ensino de física: contribuições da engenharia didática para a estruturação de sequências de ensino e aprendizagem. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Paranhos, Figueiredo Filho, Rocha, Silva Júnior, Freitas. “Uma introdução aos métodos mistos”. Interfaces. Sociologias 18. May – Aug. 2016

Salzman, N., Strobel, J. (2011). “Motivations and Benefits for College Students Serving as Mentors in a High School Robotics Competition”. School of Engineering Education Graduate Student Series, paper 26. Indiana: Pardue University.

Zhang, Y., Lu, Y., Bao, X., & Chiang, F. K. (2022). “Impact of participation in the World Robot Olympiad on K-12 robotics education from the coach's perspective”. STEM Education, 2(1), 37.

Zuhrie, M. S., Buditjahjanto, I. G. P., Nurlaela, L., Basuki, I. (2020). “Do educational robotics competitions impact students’ learning?” Journal of Physics: Conference Series, v. 1810 - The 3rd International Conference on Vocational Education and Technology (IConVET), 7 November 2020, Bali, Indonesia.
Publicado
06/11/2023
SILVA, Luís Rogério da; GONÇALVES, Eliane. Jogos para Humanos e Robôs: Projetos Integrados baseados em Protótipos de Robôs em Cursos EAD. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 12-21. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236148.