Uso do Discord como apoio a colaboração em projeto educacional na pandemia

  • Luciane C. J. de Deus UFRJ / UNIFOA / FAETEC
  • Adriana Vivacqua UFRJ
  • Juliana França UFRJ

Resumo


O presente artigo visa relatar a utilização do Discord como uma plataforma de viés colaborativo no desenvolvimento de projetos tecnológicos educacionais, possibilitando a comunicação entre os membros de forma síncrona e assíncrona, além do gerenciamento das tarefas a cumprir. A partir da análise de conteúdo das interações, documentos e postagens nos canais, foi correlacionado os principais conceitos da ontologia sobre colaboração, no intuito de investigar como os alunos se comunicam, coordenam e cooperam, remotamente, durante a realização de projetos. Como resultado, foi possível verificar que os alunos se apropriaram da tecnologia e a ressignificaram, inclusive transpondo relações como membros de uma comunidade.

Palavras-chave: Discord, Colaboração, Projetos educacionais

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Publicado
06/11/2023
DEUS, Luciane C. J. de; VIVACQUA, Adriana; FRANÇA, Juliana. Uso do Discord como apoio a colaboração em projeto educacional na pandemia. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 22-31. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236211.