Chatbots na Educação Matemática: um mapeamento sistemático de 2018 a 2023
Resumo
Este artigo apresenta discussão sobre resultados obtidos em um mapeamento sistemático de literatura conduzido sobre artigos, teses e dissertações publicadas, de 2018 a 2023, disponíveis com texto completo em bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, abordando o uso de Chatbots na Educação Matemática e suas implicações. Usando o software IRaMuTeQ, realizamos análises exploratórias de um corpus formado pelos títulos, palavras-chave, resumos e conclusões dos artigos que nos ajudou a interpretar 4 categorias temáticas no universo estudado.
Palavras-chave:
Chatbot, Educação Matemática, Mapeamento Sistemático
Referências
Camargo, B.V. e Justo, A.M. (2021) “Tutorial para uso do software IRaMuTeQ”, Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, UFSC, Brasil. https://www.lacco.com.br
Nguyen, H.D., Pham, V.T., Tran, D.A. and Le, T.T. (2019) “Intelligent Tutoring Chatbot for Solving Mathematical Problems in High-School”, In: Proceedings of the International Conference on Knowledge Systems Engineering (KSE), Organized by Mothe J., Son L.H., and Vinh N.T.Q. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., https://doi.org/10.1109/KSE.2019.8919396.
Fisher, J., Fancsali, S., Lewis, A., Fisher, V., Hausmann, R. G., Pavelko, M. and Ritter, S. (2020) “LiveHint: Intelligent Digital Support for Analog Learning Experiences”, In: CEUR Workshop Proc., organizado por Sosnovsky S., Department of Information and Computing Sciences, iTextbooks@ AIED, p. 80-89.
Lee, D., and Yeo, S. (2022), “Developing an AI-based chatbot for practicing responsive teaching in mathematics”, In Computers & Education, 191, https://doi.org/10.1016/j.compedu.2022.104646.
Kabiljagić, M., Wachtler, J., Ebner, M., & Ebner, M. (2022) “Math Trainer as a Chatbot Via System (Push) Messages for Android”, In: International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM), 16(17), 75-87. https://doi.org/10.3991/ijim.v16i17.33351
Kuhail, M. A., Alturki, N., Alramlawi, S., and Alhejori, K. (2023) “Interacting with educational chatbots: A systematic review”, In: Education and Information Technologies, 28(1), 973-1018. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11177-3
Wollny, S., Schneider, J., Di Mitri, D., Weidlich, J., Rittberger, M. and Drachsler, H. (2021) “Are we there yet? A systematic literature review on chatbots in education”, In: Frontiers in artificial intelligence, 4, https://doi.org/10.3389/frai.2021.654924.
Ruan, S., He, J., Ying, R., Burkle, J., Hakim, D., Wang, A. and Landay, J. A. (2020) “Supporting children's math learning with feedback-augmented narrative technology”, In: Proceedings of the Interaction Design and Children Conference, p. 567-580.
Tan, C. P., Yeap, C. K., Chong, O. L. and Chan, Y. S. (2021) “University Students’ Perception on the Usefulness of the Incorporation of Conversational Agents in Mathematics Learning”, In: 4th Artificial Intelligence and Cloud Computing Conference, Kyoto Japan: ACM p. 229-233 https://doi.org/10.1145/3508259.3508292
Hwang, G. J. and Tu, Y. F. (2021) “Roles and research trends of artificial intelligence in mathematics education: A bibliometric mapping analysis and systematic review.”, In Mathematics, 9(6), 584.
Melo, J.N.B. (2019) “A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática”, Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Rosa, J. C. M. (2020), “CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado”, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru.
dos Santos, W. L. F. e de Arruda, A. W. A. (2021). Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica. Diversitas Journal, 6(1), 1415-1427. Disponível em https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596
Nguyen, H.D., Pham, V.T., Tran, D.A. and Le, T.T. (2019) “Intelligent Tutoring Chatbot for Solving Mathematical Problems in High-School”, In: Proceedings of the International Conference on Knowledge Systems Engineering (KSE), Organized by Mothe J., Son L.H., and Vinh N.T.Q. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., https://doi.org/10.1109/KSE.2019.8919396.
Fisher, J., Fancsali, S., Lewis, A., Fisher, V., Hausmann, R. G., Pavelko, M. and Ritter, S. (2020) “LiveHint: Intelligent Digital Support for Analog Learning Experiences”, In: CEUR Workshop Proc., organizado por Sosnovsky S., Department of Information and Computing Sciences, iTextbooks@ AIED, p. 80-89.
Lee, D., and Yeo, S. (2022), “Developing an AI-based chatbot for practicing responsive teaching in mathematics”, In Computers & Education, 191, https://doi.org/10.1016/j.compedu.2022.104646.
Kabiljagić, M., Wachtler, J., Ebner, M., & Ebner, M. (2022) “Math Trainer as a Chatbot Via System (Push) Messages for Android”, In: International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM), 16(17), 75-87. https://doi.org/10.3991/ijim.v16i17.33351
Kuhail, M. A., Alturki, N., Alramlawi, S., and Alhejori, K. (2023) “Interacting with educational chatbots: A systematic review”, In: Education and Information Technologies, 28(1), 973-1018. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11177-3
Wollny, S., Schneider, J., Di Mitri, D., Weidlich, J., Rittberger, M. and Drachsler, H. (2021) “Are we there yet? A systematic literature review on chatbots in education”, In: Frontiers in artificial intelligence, 4, https://doi.org/10.3389/frai.2021.654924.
Ruan, S., He, J., Ying, R., Burkle, J., Hakim, D., Wang, A. and Landay, J. A. (2020) “Supporting children's math learning with feedback-augmented narrative technology”, In: Proceedings of the Interaction Design and Children Conference, p. 567-580.
Tan, C. P., Yeap, C. K., Chong, O. L. and Chan, Y. S. (2021) “University Students’ Perception on the Usefulness of the Incorporation of Conversational Agents in Mathematics Learning”, In: 4th Artificial Intelligence and Cloud Computing Conference, Kyoto Japan: ACM p. 229-233 https://doi.org/10.1145/3508259.3508292
Hwang, G. J. and Tu, Y. F. (2021) “Roles and research trends of artificial intelligence in mathematics education: A bibliometric mapping analysis and systematic review.”, In Mathematics, 9(6), 584.
Melo, J.N.B. (2019) “A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática”, Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Rosa, J. C. M. (2020), “CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado”, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru.
dos Santos, W. L. F. e de Arruda, A. W. A. (2021). Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica. Diversitas Journal, 6(1), 1415-1427. Disponível em https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596
Publicado
06/11/2023
Como Citar
DIAS, Ana Isabel de A. S.; BOHRER, Ariana S.; PINTO, Sérgio Crespo C. S..
Chatbots na Educação Matemática: um mapeamento sistemático de 2018 a 2023. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 32-41.
DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236220.