Reflexões sobre educação étnico-racial: análise qualitativa de um edital em uma Instituição Federal na Bahia

  • Walter Ataalpa de Freitas Neto UEFS
  • Maria Doralice Sousa UFBA
  • Thereza Cristina Bahia Coelho UEFS
  • Danilo Borges da Costa UFBA
  • Jackson Conceição Pereira UFBA
  • José Osvaldo Barbosa de Almeida UEFS
  • Joilda Silva Nery UEFS / UFBA

Resumo


Diante da obrigatoriedade dos conteúdos étnicos-raciais nos processos educacionais, observa-se o distanciamento de eixos temáticos prioritários à população negra na prática do ensino. Para tanto foi analisado o referencial teórico proposto em um concurso para professores do Instituição Federal do Estado da Bahia. Os dados foram analisados através software IRAMUTEQ. Foram incluídos 16 documentos propostos no edital, pré definidos em 5 eixos temáticos, por onde emergiram 6 categorias de análise, que versam sobre uma educação inclusiva e antirracista. Entretanto, como sinaliza a análise, o aprofundamento histórico étnico-racial se faz necessário para que se reverbere esse conhecimento nos espaços de aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
FREITAS NETO, Walter Ataalpa de; SOUSA, Maria Doralice; COELHO, Thereza Cristina Bahia; COSTA, Danilo Borges da; PEREIRA, Jackson Conceição; ALMEIDA, José Osvaldo Barbosa de; NERY, Joilda Silva. Reflexões sobre educação étnico-racial: análise qualitativa de um edital em uma Instituição Federal na Bahia. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 42-51. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236222.