Avaliar: Sistema para Autoria e acompanhamento de recursos avaliativos

  • Alana Elias UFAPE
  • Igor Vanderlei UFAPE
  • Mariel Andrade UFAPE
  • Rodrigo Gusmão UFAPE
  • Jean Teixeira UFAPE

Resumo


Learning verification is the target of numerous studies that aim to transform it from its solely classificatory character, in a process of diagnosing the student's evolution in the learning goals of a subject. This research proposes a software for monitoring and authoring evaluative activities, modelled in order to support teachers and students in the learning verification process. For this, using the DSR methodology, a bibliographic study was carried out in the context of school evaluation to support the designing of the tool. The presented solution was validated through tests and questionnaires on user experience. The results demonstrated the potential of the tool to support the school evaluation process.

Referências

Adzharuddin N.A. e Ling, L.H. (2013) “Learning Management System (LMS) among Universuty Students: Does it Work?”, International Journal of e-Education, e- Business, e-Management and E-learning, 3, páginas 248-252.

Ayub A. F. M., Tarzimi, R. A, Jaafar, W. M. W, Ali, W. Z. We Luan, W. S. (2010) “Factors influencing students’ use a Learning Management System Portal: Perspective from Higher Education Students”, Int. J. Educ. Inf. Technol., v. 4, n. 2, p. 100–108.

Cardoso, R. F. (2001) “AvalWeb - Sistema interativo para gerência de questões e aplicação de avaliações na Web.”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática.

Carvalho, R. S., Filho, I. J. D. M., Vidal, T. C., Melo, R. M. e Gomes, A. S. (2012) “Integração entre o sistema de gestão acadêmica e o sistema de gestão da aprendizagem: identificando necessidades e prototipando requisitos favoráveis a prática docente.”, Rev. Bras. Comput. Apl., v. 4, n. 1.

Duarte, C. E., (2015) “Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola.”, HOLOS, v. 8.

Falkembach, G. A. M. (2007) “Ferramentas de autoria. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação.”

Gomes, A. S., Carvalho, R, S., Melo Filho, I. J.;, Rolim, A. L. S., Monteiro, B. S. e Oliveira, G. R. S. (2009). “Amadeus: Novo Modelo de Sistema de Gestão de Aprendizagem.”, Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância.

Leffa, V. J. (2006) “Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que faz.”, Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 41, n. 144, páginas 189-214.

Luckesi, C .C. (2005) “Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições.”, 17. ed. São Paulo: Cortez.

Pimentel, M., Filippo, D. e Santoro, F. M. (2019) “Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação”. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC, (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1).

Rosa, C. W., Darroz, L. M. e Marcante, T. E., (2012) “A avaliação no ensino de Física: práticas e concepções dos professores”, Rev. Electrónica Investig. En Educ. En Ciencias, vol. 7, n. 2, páginas 41–53.

Santos, A. L, Luis, J. e Silva, P. G. (2008) “Formação e Práticas Pedagógicas – Múltiplos Olhares no Ensino das Ciências – Artigo: A influência das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Ensino das Ciências.”, Recife/PE. Edições Bargaço.

Vieira, V. M. O. (2002) “Portfólio: Uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem.” Psicol. Esc. e Educ., vol. 6, no. 2, páginas 149–156.

Ardora. (2009). Disponível em: <http://webardora.net>.

Khan Academy. (2007). Disponível em: < http://pt.khanacademy,org >.
Publicado
30/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ELIAS, Alana; VANDERLEI, Igor; ANDRADE, Mariel ; GUSMÃO, Rodrigo ; TEIXEIRA, Jean. Avaliar: Sistema para Autoria e acompanhamento de recursos avaliativos. In: WORKSHOP DE FERRAMENTAS E APLICAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 26. , 2020, São Luís. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 97-101. ISSN 2596-1683. DOI: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2020.13070.