Meninas Programadoras: Promovendo o Engajamento Feminino em Computação via Cursos Curtos Online de Programação

  • Maria da Graça C. Pimentel USP
  • Juliana M. L. Eusebio USP
  • Rudinei Goularte USP
  • Uthant V. Leite USP
  • Helen Picoli USP

Resumo


Compartilhamos nossos esforços para incentivar a participação feminina na área de computação, buscando promover igualdade de gênero e inclusão ao oferecer oportunidades para meninas do Ensino Médio e concluintes desenvolverem habilidades de programação. No projeto Meninas Programadoras implementamos um curso de introdução à programação curto, online e síncrono. O curso combina sessões ao vivo e tarefas individuais via tecnologias web e multimídia, permitindo que alunas acessem recursos relevantes, colaborem com colegas e desenvolvam habilidades por meio de experiência prática. Diante dos resultados positivos, expandimos como os cursos Meninas Programadoras I e Meninas Programadoras II. Em vinte turmas do Meninas Programadoras I, compareceram à primeira aula 1.543 alunas, e ao final, 849 concluíram o curso, com 725 obtendo aprovação. Na primeira turma do Meninas Programadoras II, 152 alunas compareceram à primeira aula, 89 concluíram o curso, e 72 alunas obtiveram aprovação. O Meninas Programadoras recebeu, no Congresso da SBC de 2023, o prêmio Projeto mais engajado na comunidade, com o maior número de escolas atendidas no ano de 2022/2023 no escopo do Programa Meninas Digitais.
Palavras-chave: Web-based teaching and learning, Women’s engagement, Python programming, Secondary school students

Referências

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Publicado
23/10/2023
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PIMENTEL, Maria da Graça C.; EUSEBIO, Juliana M. L.; GOULARTE, Rudinei; LEITE, Uthant V.; PICOLI, Helen. Meninas Programadoras: Promovendo o Engajamento Feminino em Computação via Cursos Curtos Online de Programação. In: WORKSHOP DE FERRAMENTAS E APLICAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 29. , 2023, Ribeirão Preto/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 107-110. ISSN 2596-1683. DOI: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2023.235830.