Desenvolvimento e avaliação do uso de hipervídeos para o auxílio ao ensino de Anatomia humana

  • Pedro I. C. Pinto UFC
  • Thais F. A Messias UFC
  • Windson Viana UFC
  • Antônio A. M. Filho UFC
  • Antônio José Melo Leite Júnior UFC
  • Ismael Pordeus Bezerra Furtado UFC

Resumo


O ensino de anatomia nos primeiros semestres dos cursos de Medicina é causador de desmotivação nos alunos, devido a sua natureza teórica, decorativa, e muito desconexa da atividade m do futuro médico. Há, por parte dos educadores responsáveis por essas disciplinas, uma busca de métodos alternativos para ensiná-la aos alunos, como utilização de modelos anatômicos em EVA e estudos de dissecação em cadáveres humanos e animais. Entretanto, esses métodos possuem um custo muito elevado, além de não serem capazes de demonstrar o real funcionamento das estruturas do corpo humano em um organismo vivo. Neste artigo, propõe-se utilizar hipervídeos interativos como elemento complementar de ensino de anatomia humana e assim ilustrar e ludi car o ato de estudar. Os hipervídeos interativos são compostos por vídeos de cirurgias laparoscópicas, conteúdo explicativo, questionários, imagens e interações provenientes de gami - cação. Um hipervídeo prova de conceito foi concebido e os resultados da avaliação de aceitação feita com 15 estudantes de Medicina foi extremamente satisfatório e promissor.
Publicado
21/10/2015
PINTO, Pedro I. C.; MESSIAS, Thais F. A; VIANA, Windson; M. FILHO, Antônio A.; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra. Desenvolvimento e avaliação do uso de hipervídeos para o auxílio ao ensino de Anatomia humana. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA) , 2015, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 31-34. ISSN 2596-1683.