Implementação e avaliação de desempenho, usando vídeos H.264 High Profile, do Componente Media Processing para o Middleware Ginga

  • Tiago H. Trojahn UFPEL
  • Lisane Brisolara UFPEL
  • Eliane S. A. Diniz UFPEL
  • Luciano V. Agostini UFPEL
  • Juliano L. Gonçalves UFPEL
  • Leomar S. da Rosa Junior UFPEL

Resumo


No sistema brasileiro de TV digital (SBTVD) são definidos dois ambientes de execução: um procedural (GingaJ que usa a linguagem de programação procedural Java) e outro declarativo (GingaNCL baseado na linguagem declarativa Nested Context Language), executados simultaneamente no mesmo middleware. Tais ambientes compõem o Ginga, o middleware do SBTVD. Atualmente, não há um middleware capaz de prover suporte a ambos os ambientes GingaJ e GingaNCL e, por essa razão, foi criado o projeto Ginga Code Development Network (GingaCDN) cujo objetivo é desenvolver uma implementação completamente integrada e modular do middleware Ginga. Para realizar essa integração entre os dois ambientes, está sendo desenvolvido um núcleo comum, chamado de Ginga Common Core (GingaCC). Um dos principais componentes do GingaCC é o Media Processing, responsável por decodificar fluxos de vídeo, áudio e de legendas. O objetivo deste trabalho é apresentar duas implementações para o componente Media Processing. Na primeira implementação é usada a biblioteca gráfica libVLC e, na segunda, a biblioteca Xine. Também são realizados testes de desempenho, em dois microcomputadores com configurações diferentes, para avaliar o funcionamento do componente na decodificação de fluxos de mídias.
Publicado
05/10/2010
Como Citar

Selecione um Formato
TROJAHN, Tiago H.; BRISOLARA, Lisane; DINIZ, Eliane S. A.; AGOSTINI, Luciano V.; GONÇALVES, Juliano L.; ROSA JUNIOR, Leomar S. da. Implementação e avaliação de desempenho, usando vídeos H.264 High Profile, do Componente Media Processing para o Middleware Ginga. In: WORKSHOP DE TV DIGITAL INTERATIVA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA) , 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 232-237. ISSN 2596-1683.