Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação

  • Luiz Fernando Noschang UNIVALI
  • Filipi Pelz UNIVALI
  • Elieser de Jesus UNIVALI
  • André Raabe UNIVALI

Resumo


Neste artigo argumentamos que alunos iniciantes em programação devem utilizar ferramentas de programação especificamente projetadas para aprendizes. Os ambientes integrados de desenvolvimento (IDEs) profissionais podem gerar alguns problemas para alunos iniciantes, tais como: o excesso de configurações avançadas; uso do idioma inglês na interface gráfica quando muitos alunos iniciantes têm dificuldades com este idioma; dificuldades no uso e configuração do depurador ou inexistência deste, entre outros. Visando minimizar estes problemas foi construída a IDE Portugol Studio voltada para auxiliar os alunos iniciantes em suas primeiras experiências com lógica de programação. O Portugol Studio, cujos detalhes são apresentados neste artigo, é um software livre que atualmente contabiliza aproximadamente 2.000 downloads, e está sendo utilizado por várias turmas de estudantes. Pode ser obtido em http://sourceforge.net/projects/portugolstudio/.

Referências

BEAUBOUEF, Theresa; MASON, John. Why the high attrition rate for computer science students: some thoughts and observations. In: ACM SIGCSE Bulletin, USA, v. 37, n. 2, p. 103-106, jun. 2005.

CRISTÓVÃO, Henrique Monteiro. Aprendizagem de Algoritmos num Contexto Significativo e Motivador: um relato de experiência. In: CONGRESSO DA SBC – WEI – WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 18., Belém do Pará, Pará. Anais... 2008.

DALE, Nell B. Most difficult topics in CS1: results of an online survey of educators. ACM SIGCSE Bulletin, USA, v. 38, n.2, p. 49-53, jun. 2006.

EPI - English Proficiency Index 2013. Disponível em: http://www.ef.com.br/epi/. Acessado em nov, 2013.

HUANG, J.; PIECH, C.; NGUYEN, A.; GUIBAS, L. Syntactic and Functional Variability of a Million Code Submissions in a Machine Learning MOOC. 1st Workshop on Massive Open Online Courses at the 16th Annual Conference on Artificial Intelligence in Education, p. 25–32, Memphis, Tennessee, USA, 2013.

LAHTINEN, E.; ALA-MUTKA, K.; JÄRVINEN, H.-M. A study of the difficulties of novice programmers. Annual Sigcse Conference On Innovation And Technology In Computer Science Education, v. 37, n. 3, p. 14–18, Caparica, Portugal, 2005.

MAXIMO, Luis F.; RAABE, André. L. A.; BARONE, Dante A. C. Avaliação formativa assistida por computador no ensino a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 51-61, 2007.

MEC - Ministério da Educação e Cultura - Programa Inglês sem fronteiras. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/programa.html. Acessado em abr, 2014.

MSELLE, L. Enhancing Comprehension by Using Random Access Memory (RAM) Diagrams in Teaching Programming: Class Experiment. In: Lawrance J, Bellamy R (eds.) Proceedings of the 22nd Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group; 2010 Sep 19–21; University Carlos III of Madrid, Leganés. Madrid: Maria Paloma Díaz Pérez & Mary Beth Rosson.

NOSCHANG, Luis Fernando. Usando Corba para integrar um compilador desenvolvido em JAVA com ferramentas em outras linguagens de programação. REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, Vol 2, nº 1, 2013.

NGUYEN, A.; PIECH, C.; HUANG, J.; GUIBAS, L. Codewebs: Scalable Homework Search for Massive Open Online Programming Courses. International World Wide Web Conference, Seul, South Korea, 2014.

RAABE, A. L. A.; DAZZI, R. L. S.; SANTIAGO, R. de. Adquirindo experiência na construção de ferramentas de apoio a aprendizagem de algoritmos. In: Workshop de Ambientes de Apoio a Aprendizagem de Algoritmos e Programação -, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

SHEARD, Judy et al. Analysis of research into the teaching and learning of programming. In: INTERNATIONAL COMPUTING EDUCATION RESEARCH

WORKSHOP, 5., 2009, Berkeley, USA. Proceedings… USA: ACM, 2009. p. 93-104.

SCHULTE, Carsten; BENNEDSEN, Jens. What do teachers teach in introductory programming? In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON COMPUTING EDUCATION RESEARCH, Canterbury, United Kingdom. Proceedings… USA:ACM, sep. 2006. p. 17-28

ZANINI, Adriana S. ; RAABE, André L.A. . Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil. In: WEI - XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Curitiba: SBC, 2012.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
NOSCHANG, Luiz Fernando; PELZ, Filipi; DE JESUS, Elieser; RAABE, André. Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 1-10. ISSN 2595-6175.