Computação Desplugada no Ensino de Bancos de Dados na Educação Superior

  • Adriana Martinhago UFV
  • Rodrigo Smarzaro UFV
  • Iasmini Lima UFV
  • Leidiane Guimarães UFV

Resumo


Este trabalho descreve as experiências e resultados de um projeto de ensino em andamento desenvolvido para a disciplina de banco de dados, em nivel de graduação, aplicando atividades em sala de aula segundo os métodos da computação desplugada. Foram desenvolvidas quatro atividades e utilizadas duas turmas em um estudo quasi-experimental para avaliar diferenças nos níveis de aprendizagem e satisfação com o método. A experiência ocorreu durante o segundo semestre letivo de 2013. Os resultados indicam que o método não teve impacto significativo na aprendizagem dos conceitos, mas teve diferença positiva e significativa em relação à satisfação dos alunos.

Referências

Bell, T.,Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem uso do computador. Tradução por Luciano Porto Barreto. Disponível em http://csunplugged.org.

Carter, L. (2006). Why students with an apparent aptitude for computer science don’t choose to major in computer science. Proceedings of the 37th SIGCSE technical symposium on Computer science education - SIGCSE ’06, pages 27–31.

Curzon, P. and McOwan, P. W. (2008). Engaging with computer science through magic shows. ACM SIGCSE Bulletin, 40(3):179.

Cutts, Q. I., Brown, M. I., Kemp, L., and Matheson, C. (2007). Enthusing and informing potential computer science students and their teachers. ACM SIGCSE Bulletin, 39(3):196.

Domínguez, C. and Jaime, A. (2010). Database design learning: A project-based approach organized through a course management system. Computers & Education, 55(3):1312–1320.

Dragulescu, A. A. (2013). xlsx: Read, write, format Excel 2007 and Excel 97, 2000, XP, 2003 files. R package version 0.5.5.

Du, X. and Graaff, E. D. (2009). PBL Practice in Engineering Education, volume 4.

Feaster, Y., Segars, L., Wahba, S., and Hllstrom, J. (2011). Teaching cs unplugged in the high school (with limited success). In Proceedings of the 16th Annual Joint Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education (ITiCSE’11), pages 248–252.

Gwee, M. C.-E. (2008). Globalization of problem-based learning (PBL): cross-cultural implications. The Kaohsiung journal of medical sciences, 24:S14–S22.

Kolmos, A., de Graaff, E., and Du, X. (2009). Diversity of PBL– PBL Learning Principles and Models. In PBL Practice in Engineering Education, pages 9–21.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, (140):1–55.

Mano, C., Allan, V., and Cooley, D. (2010). Effective in-class activities for middle school outreach programs. In Proceedings of the Frontiers in Education Conference (FIE’10).

Pucher, R. and Lehner, M. (2011). Project based learning in computer science—a review of more than 500 projects. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29:1561–1566.

R Core Team (2014). R: A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria.

Tambouris, E., Panopoulou, E., Tarabanis, K., Ryberg, T., Buus, L., Peristeras, V., Lee, D., and Porwol, L. (2012). Enabling Problem Based Learning through Web 2 . 0 Technologies : PBL 2 . 0. Educational Technology & Society, 15:238–251.

Taub, R., Armoni, M., and Ben-Ari, M. (2012). Cs unplugged and middle-school students’ views, attitudes, and intentions regarding cs. ACM Transactions on Computing Education, 12(2):1–29.

Tsai, C. W. and Chiang, Y. C. (2013). Research trends in problem based learning (PBL) research in e learning and online education environments: A review of publications in SSCI Indexed journals from 2004 to 2012. British Journal of Educational Technology, 44:E185–E190.

Vieira, A. and Odette Passos, R. B. (2013). Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. In XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, pages 671–680.

Wiznia, D., Korom, R., Marzuk, P., Safdieh, J., and Grafstein, B. (2012). PBL 2.0: enhancing problem-based learning through increased student participation.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINHAGO, Adriana; SMARZARO, Rodrigo; LIMA, Iasmini; GUIMARÃES, Leidiane. Computação Desplugada no Ensino de Bancos de Dados na Educação Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 21-29. ISSN 2595-6175.