PizzaMia: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos Baseado no PMBOK

  • Pablo Schoeffel UDESC

Resumo


Este artigo descreve uma dinâmica vivencial para apoiar no ensinoaprendizagem da disciplina de Gerenciamento de Projetos baseado no guia PMBOK. A dinâmica baseia-se no planejamento e execução de um projeto real de elaboração de uma refeição à base de pizza aplicando os conceitos e técnicas de gerenciamento. O trabalho descreve o detalhamento da dinâmica, assim como uma avaliação qualitativa realizada com duas turmas de alunos de pós-graduação lato sensu em Engenharia de Software, identificando um significativo índice de satisfação e aumento de aprendizagem.

Referências

Bovota, G. et al. (2012) “Teaching Software Engineering and Software Project Management: an integrated and practical approach”. In 34th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2012. p. 1155 – 1164.

Cano et al. (2006) “Student Groups Solving Real-life Projects: a case study of experiential learning”. In Int. J. Engng Ed. v. 22, n. 6, p. 1252-1260. Tempus Publications. 2006.

Cidral, A. (2003) “Metodologia de Aprendizagem Vivencial para o Desenvolvimento de Competências para o Gerenciamento de Projetos na Implementação de Sistemas de Informação”. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

Cook, L. Olson, J. (2006) “The Sky's the Limit: An Activity for Teaching Project Management”. In Journal of Management Education, v. 30 n. 3, Jun 2006, p. 404- 420.

Corrêa, F.R. et al. (2011) “A Abordagem Vivencial como Ferramenta Aplicada ao Ensino de Gerenciamento de Projetos. In XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Out 2011”.

Ibrahim, I. (2011) “Teaching Project Management for IT Students: Methods and Approach”. In IPEDR vol.13, IACSIT Press, Singapore. Disponível em: [ http://www.ipedr.com/vol13/36-T00065.pdf]. Acessado em: 10 jan 2014.

Kolb, D. (1984) “Experiential learning: experience as the source of learning and development”. Prentice-Hall, New Jersey.

Ojiako et al.(2011) “Learning and teaching challenges in project management”. In International Journal of Project Management, v. 29, n. 3, Abril 2011, p. 268–278.

PMI (2014) “Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)”. 5ª Ed. Project Management Institute, 2014.

Rahal Junior (2011). “Pizza do Abu: um treinamento saboroso para gerenciamento ágil de projetos”. Disponível em: [ http://blogdoabu.blogspot.com.br/2011/07/pizza-doabu-um-treinamento-saboroso.html]. Acessado em: 20 ago 2013.

Savi, R. (2011) “Avaliação de Jogos Voltados para a Disseminação do Conhecimento”. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC, 2011.

Tatnall A. Reyes (2005) “Teaching IT Project Management to Postgraduate Business Students: A Practical Approach”. In JITE, vol. 4, p. 153-166.

Tatnall A. Shackleton, P. (1996) “IT Project Management: developing on-going skills in the management of software development projects”. In Software Engineering: Education and Practice, p. 400-404.

The Standish Group (2013) “Chaos Manifesto 2013”. The Standish Group International. Disponível em: [ http://versionone.com/ assets/img/files/CHAOSManifesto2013.pdf]. Acessado em: 20 jan 2014.
Publicado
28/07/2014
SCHOEFFEL, Pablo. PizzaMia: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos Baseado no PMBOK. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 30-39. ISSN 2595-6175.