Currículos de IHC no Brasil: Panorama Atual e Perspectivas
Resumo
Este artigo discute um panorama atual das ementas de disciplinas de graduação de IHC em cursos de Computação. O panorama atual (de 2009 a 2013) foi obtido por meio de questionário online respondido por docentes atuantes na área. Essas ementas são discutidas à luz das recomendações feitas pela comunidade de IHC em 2007, ressaltando similaridades e diferenças. Também são contrastadas com as ementas recomendadas pela ACM e IEEE. Com base nessa discussão, durante o IV Workshop sobre Ensino de IHC foi elaborado um novo conjunto de ementas propostas para os diferentes cursos da área de Computação, também apresentado neste artigo.
Referências
Bim, S. A.; Prates, R. O.; Silveira, M.S. Ensino de IHC – Compartilhando as Experiências Docentes no Contexto Brasileiro. Anais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC 2012, Cuiabá - MT, 2012. p. 195-198.
Bim, S. A.; Boscarioli, C. O que? Quando? E por quem? – Uma investigação sobre o ensino de IHC nas universidades públicas do Estado do Paraná. Anais do III WEIHC - Workshop sobre Ensino de IHC, Cuiabá - MT, 2012. p. 39-44.
Boscarioli, C.; Bim, S. A.; Silveira, M. S.; Prates, R. O.; Barbosa, S. D. J. (2013) “HCI Education in Brazil: Challenges and Opportunities.”. HCI International 2013, p.3-12.
Carroll, J. M. HCI Models, Theories, and Frameworks: Toward a multidisciplinary science. San Francisco Morgan Kaufmann Publishers, 2003, p.576.
Prates, R. O.; Filgueiras, L. V. L. Usability in Brazil. In: Global Usability. (Eds.) Douglas, I.; Liu, Z. Springer, pp 91-110, 2011.
Silveira, M. S., Prates, R. O. Uma Proposta da Comunidade para o Ensino de IHC no Brasil. Anais do XV WEI, XXVII Congresso da SBC, SBC, p. 76-84. 2007.