Recursos Educacionais Abertos sobre IPv6: um processo de construção e de avaliação da qualidade

  • Fabiana Costa Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Silvana Correa Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rejane Freitas Centro Universitário Estácio do Ceará

Resumo


Este artigo trata da investigação sobre a construção de Recursos Educacionais Abertos (REA) para estudo do Internet Protocol versão seis (IPv6) e avaliação de tais recursos por alunos de um curso de graduação tecnológica em Redes de Computadores. A avaliação pelos alunos de determinados aspectos de qualidade dos REA sobre IPv6 foi favorável. As principais contribuições desta investigação foram o desenvolvimento de expertise na construção de REA, o incentivo para a abertura de materiais no ensino superior e a diversificação de materiais para estudo sobre o IPv6.

Referências

Comitê Gestor da Internet (2013), “Resolução CGI.br/RES/2013/033”, http://cgi.br/resolucoes/documento/2013/033, Abril.

Conole, G.; Alevizou, P. (2010) “A literature review of the use of Web 2.0 tools in Higher Education”, http://www.heacademy.ac.uk/assets/EvidenceNEt/Conole_Alevizou_2010.pdf.

Florentino, A. A. (2012) “Coleção Academy. Ipv6 na prática”, Linux New Media do Brasil, 1ª edição.

Gil-Jaurena, I. (2013) “Openness in higher education”. In Open Praxis. Special theme: Openness in Higher Education, v. 5, i. 1, p. 3–5, jan/mar. 2013.

Gil, P., Candelas, F. A., Garcia, G. J., Jara, C. A. (2012) “Open Educational Resources: The Role of OCW, Blogs and Videos in Computer Networks Classroom.” International Journal of Emerging Technologies in Learning. iJET, Volume 7, Issue 3, September, page 4 – 10, http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v7i3.2116 .

IPv6 (2014) “IPv6 no café”, http://ipv6.br/cafe/, Abril.

Luca, C. de (2013) “Brasil está perigosamente atrasado no uso do IPv6”, http://www.nic.br/imprensa/clipping/2013/midia1500.htm, Setembro.

Brito, S. H. B. (2013) “Ipv6 o novo protocolo da Internet”, Novatec editora, 1ª edição.

Marques, A. de M.; Pimentel, M.; Siqueira, S. (2010) “Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências”, Anais do XVIII Workshop sobre Educação em Computação, Belo Horizonte.

MIT OpenCourseWare (2014) “MIT OpenCourseWare's home page”, http://ocw.mit.edu/index.html, Abril.

Moreiras, A. (2014) “IPv6, um desafio técnico para a Internet”. [http://cio.com.br/tecnologia/2014/02/04/ipv6-um-desafio-tecnico-para-a-internet/], Fevereiro.

Okada, A. et al (2013) “Recursos Educacionais Abertos e rede social: Coaprendizagem através de REA e Mídias Sociais”, Eduema.

Santos, A. I. (2011) “Open Educational Resources in Brazil: State-of-the-Art, Challenges and Prospects for Development and Innovation. Moscow: UNESCO Institute for Information Technologies in Education”, http://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214695.pdf, Abril.

Savvas, A. (2013) “Mercado da Internet das coisas será de US$ 9 bilhões em 2020”, http://computerworld.com, Outubro.

Subirá, M. P, Catasús, M. G., Maina, M. F., Carbonell, M. R. (2012) “Elaboración colaborativa de contenidos en el aprendizaje en línea: parámetros de calidad”. In Tendencias emergentes en educación con TIC, pages 103-122. Barcelona: Asociación Espiral, Educación y Tecnología.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2002) “Experts to Assess impact of Open Courseware for Higher Education”, UNESCO, WebWorld, http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=2492&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html, Abril.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Fabiana; CORREA, Silvana; FREITAS, Rejane. Recursos Educacionais Abertos sobre IPv6: um processo de construção e de avaliação da qualidade. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 50-59. ISSN 2595-6175.