A formação continuada de professores num Curso de Licenciatura em Computação: a integração curricular no desenvolvimento profissional

  • Adão Cambraia IFFarroupilha
  • Marcia Fink IFFarroupilha

Resumo


Este artigo apresenta uma Análise Documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. A análise desses documentos tem como objetivo verificar a exigência e as concepções acerca do currículo integrado para esse curso. Com esse estudo percebemos a dificuldade em efetivar tal exigência sem uma formação de professores-pesquisadores. Assim, propõe-se a criação de grupos de Pesquisa-ação para realizar estudos acerca do currículo integrado e criar uma cultura de compartilhamento das reflexões, pesquisas e estudos realizados no âmbito da formação de professores de computação.

Referências

BRASIL. (2012) Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de graduação em Computação. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acessado em 29/03/2014.

____. (2011) Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acessado em 29/03/2014.

CAMBRAIA, Adão Caron. (2012) “Comunidades Virtuais de Prática: um espaço para formação permanente de professores”. Revista Espaço Acadêmico. n.139 - Dez. 2012 -Mensal -Ano XII. Disponível em: [http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Espaco Academico/article/view/19248] Acesso em Fev. 2014.

CLASTRES, Pierre. ( 2003) “A sociedade contra o estado – pesquisas de antropologia política”. Traduzido por: Theo Santiago. São Paulo: Cosac & Naify.

ELLIOTT, J. (1990) “La investigación-ación en educación”. Madrid: Morota.

FIORENTINI, D. e cols. Saberes Docentes: Um Desafio para Acadêmicos e Práticis, in:

GERALDI, C., Fiorentini, D. e PEREIRA, E. M. (orgs). Cartografias do Trabalho Docente. Campinas:ALB, 1998.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. (2009) “Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo de ensinoaprendizagem”. Cadernos de Pedagogia universitária. n.10 Disponível em: www.usp.br/prg, acessado em 10/03/2014.

FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs). (2005) “Ensino Médio Integrado: concepção e contradições”. São Paulo: Cortez.

FREIRE, Paulo. (2011) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra.

LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. (2011) Integração Curricular. In: LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Curriculo. São Paulo: Cortez Ed.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MARQUES, Mario Osorio. (1993) “Conhecimento e Modernidade em Reconstrução”. Ijuí: UNIJUÍ.

MARQUES, M. O. (2001) “Escrever é preciso: o princípio da pesquisa”. 4. Ed. Ijuí: UNIJUÍ.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. (2011) Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. UNIJUI.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (2010) “Formação docente: aprendizagens e significações imaginárias no espaço grupal”. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. v. 02 n. 02 p. 62-82, jan./jul. 2010. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acessado em: 29/03/2014.

PEREIRA, E. M. de A. (1998) “Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ação na prática docente”. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB.

SOUZA, Moacir L. (2011) “Histórias de professores de Química em rodas de formação em rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas”. Ijuí: UNIJUÍ.

WARSCHAUER, Cecília. (2001) Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
CAMBRAIA, Adão; FINK, Marcia. A formação continuada de professores num Curso de Licenciatura em Computação: a integração curricular no desenvolvimento profissional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 60-69. ISSN 2595-6175.