Proposta de Flexibilização Curricular do Curso de Sistemas de Informação ofertado pela UTFPR-Curitiba

  • Mariângela Setti UTFPR
  • Maria Cláudia Emer UTFPR
  • Marilia Amaral UTFPR
  • Luiz Ernesto Merkle UTFPR
  • Marcelo Gonçalves UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta em andamento de uma reorganização curricular para um curso de Sistemas de Informação ofertado pela UTFPR. O curso recebeu do MEC uma avaliação 4, em uma escala até 5. Entretanto, ainda oferece poucas oportunidades de equalização às minorias, tem unidades curriculares de alto atrito e elevada taxa de evasão. A reorganização re-estrutura o currículo em estratos, sendo um primeiro voltado à fundamentação geral e um segundo às várias subáreas da Computação. Um terceiro estrato permite articular trilhas eletivas, o que propicia a composição de distintos perfis profissionais. Projetos ao longo do curso integram as várias áreas contempladas.

Referências

ACM/ICS (2013) “Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science”. New York, NY, USA: ACM. Disponível em:[http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2534860&coll=DL&dl=GUIDE&CFID=445367957&CFTOKEN=64217160]. Acesso em 02-04-2014.

Bondezan, E.; Ribeiro, J. (2014). “Um Estudo Sobre a Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação na UTFPR Curitiba”. Monografia apresentada para a disciplina de Metodologia Científica, BSI, UTFPR.

Graeml, A. R.; Buiar, D. R.; Gimenes Lugo, G. A.; Gonçalves, M. M.; Figueredo, W. M. (2008). “Projeto de Abertura de Curso Bacharelado em Sistemas De Informação”. 68 f, 2008. Disponível em: [http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo/WikiDainf/ ProjetoBSI-Final_02_09_2008 _V3.pdf]. Acesso em 23-12-2013.

HEA (2010) Higher Education Authority. “A Study of Progression in Irish Higher Education”. Disponível em [http://www.hea.ie/files/files/file/New_pdf/HEA%20Study%20of%20Progression%20in%20Irish%20Higher%20Education %202010.pdf]. Acesso em 02-04-2014.

IEEE CS/ACM (2001) Joint Task Force on Computing Curricula 2001. “Computing Curricula: Computer Science”. Disponível em [http://www.computer.org/portal/ cms_docs_ieeecs/ieeecs/education/cc2001/cc2001.pdf] Acesso em 02-04-2014.

Jordão, A. e Nascimento, D. (2013) “Um estudo preliminar da evasão e retenção no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação na UTFPR”. Monografia apresentada para a disciplina de Metodologia Científica, BSI, UTFPR.

Lombardi, R. (2014) “O dilema do mercado de Tecnologia da Informação” In: Mídais Sociais do Grupo Empreza. Disponível em [http://www.empreza.com.br/blog/2012/09/o-dilema-do-mercado-de-tecnologia-da-informacao/]. Acesso em 02-04-14.

Lenz, D.; Santos, M. (2014) “Estudo Preliminar Sobre os Gargalos no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação”. Monografia apresentada para a disciplina de Metodologia Científica, BSI, UTFPR.

MEC (2013) Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 39/2013. Publicada em 13 de Janeiro de 2013. Disponível por: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/13582573063.MEC_-_portaria_18_10-1-13_-_progressao_funcional_ensino_basico.pdf. Acesso em 02-04-2014.

MEC/SESU (1999) "Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática referencias”. Disponível em [www.inf.ufrgs.br/ecp/docs/diretriz.pdf] Acesso em 02-04-2014.

Mulder, F.; van Weert, T. (2000) “ICF-2000 IFIP/UNESCO Informatics curriculum framework 2000: building effective higher education informatics curricula in a situation of change”. IFIP. Diponível em [http://gidis.inf.pucp.edu.pe/recursos/ICF2001.pdf] Acesso em 02-04-2014.

Porto, C.; Régnier, K. (2003) “O ensino superior no mundo e no Brasil – condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003-2005: Uma abordagem exploratória”. Seminário Internacional Universidade XXI - Novos Caminhos para a Educação Superior. Ministério da Educação e Cultura Disponível em: [http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ensinosuperiormundobrasiltendenciascenarios2003-2025.pdf]. Acesso em 07-08-2013.

Silva Filho, R. L. L.; Motejunas, P. R.; Hipolito, O.; Lobo, M. B. C. M. (2007) “A evasão no ensino superior brasileiro”. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 132. Disponível em [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000300007&lng=en&nrm=iso]. Acesso em 10-03-2014.

SBC (2009) SBC - Sociedade Brasileira de Computação. “Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação”. Disponível em: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&catid=36&cid=185. Acesso em 23-09-2013.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SETTI, Mariângela ; EMER, Maria Cláudia; AMARAL, Marilia; MERKLE, Luiz Ernesto; GONÇALVES, Marcelo. Proposta de Flexibilização Curricular do Curso de Sistemas de Informação ofertado pela UTFPR-Curitiba. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 80-89. ISSN 2595-6175.