Uma pesquisa de opinião sobre a relevância dos conteúdos abrangidos pelo POSCOMP

  • Fabio De Sordi Junior UEL
  • Jacques Brancher UEL

Resumo


O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa de opinião sobre a relevância dos conteúdos programáticos abrangidos pelo Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). Para tanto, 1239 participantes entre professores, pesquisadores e profissionais da área da computação responderam o questionário descrito neste trabalho, permitindo uma análise quantitativa sobre suas opiniões e demonstrando que alguns conteúdos abrangidos pelo exame tem uma relevância diferenciada.

Referências

Anatasi, A. and Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Artmed.

Antonio, F., Junior, C., and Borges-andrade, J. E. (2011). Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho. 16(2):111–120.

Bandeira, M. (S.D.). Análise de dados, cronograma, orçamento, pertinência, considerações éticas.

Contandriopoulos, A. P., Champagne, F., Potvin, L., Denis, J., and Boyle, P. (1994). Saber preparar uma pesquisa.

Ferreira, L. D. A., Oliveira, M., and Sant anna, A. M. O. (2002). Mat 027 - estatítica iv. Universidade Federal da Bahia.

Gunther, H. (1999). Como elaborar um questionário. LabPAM.

Joli, M. C. A. and Silveira, M. A. (2003). Avaliação preliminar do questionário de informática educacional (qie) em formato eletrônico. Psicologia em Estudo, (8) 1:85–92.

Moura, N., Gordiano, R. S., Silva, R. K. J., and Santos, S. S. (2012). Poscomp e a importância da pós-graduação para aprimoramento profissional. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas-Gerais.

SBC (2011). Edital sbc no 001/2011.

SBC (2012). Edital sbc no 001/2012.

SBC (2013). Edital sbc no 001/2013.

SBC (2014). Poscomp. Sociedade Brasileira de Computação, page http://www.sbc.org.br.

Zanelli, J., Borges-Andrade, J., and Bastos, A. (2004). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Artmed.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DE SORDI JUNIOR, Fabio; BRANCHER, Jacques. Uma pesquisa de opinião sobre a relevância dos conteúdos abrangidos pelo POSCOMP. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 90-99. ISSN 2595-6175.