Metodologia de Diagnóstico e Regulação de Componentes de Habilidades da Aprendizagem de Programação

  • Marcia Oliveira UFES
  • Elias Oliveira UFES

Resumo


A programação de computadores é considerada de difícil aprendizagem porque para ser aprendido requer a combinação de várias habilidades e extensa prática de exercícios. Para um professor, no entanto, é praticamente inviável acompanhar individualmente a aprendizagem de seus alunos bem como dar feedbacks para uma grande quantidade de exercícios em turmas numerosas. Sabendo que a avaliação formativa é uma estratégia que melhora a aprendizagem, desenvolvemos uma metodologia de avaliação para o domínio da programação de computadores que, apoiada por tecnologias computacionais, realiza as seguintes funções: representar perfis de alunos por componentes de habilidades e realimentar essas componentes por recomendação de atividades até que se alcancem desempenhos aceitáveis de aprendizagem. A contribuição deste trabalho para a aprendizagem de programação é oferecer um mecanismo de diagnóstico e regulação das variáveis que caracterizam a aprendizagem de programação para uma melhor gestão da aprendizagem de alunos.

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Publicado
28/07/2014
OLIVEIRA, Marcia; OLIVEIRA, Elias. Metodologia de Diagnóstico e Regulação de Componentes de Habilidades da Aprendizagem de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 120-129. ISSN 2595-6175.