APRENDE - Um novo sistema tutor inteligente para auxiliar nas dificuldades dos conteúdos de algoritmos e programação

  • Sandro Camargo UNIPAMPA
  • Cristian Cechinel UFPEL

Resumo


A diferença de qualidade entre escolas públicas e privadas é um problema bem conhecido na América Latina. Quando chegam à universidade, alunos egressos de escolas públicas, tipicamente, têm desempenho acadêmico inferior aos egressos de escolas privadas. Visando diminuir esta desigualdade, um grupo de universidades latino-americanas estudou suas realidades e construiu um Sistema Tutor Inteligente, chamado APRENDE, que implementa algumas tecnologias educacionais inovadoras adaptadas para o contexto latinoamericano. Os resultados obtidos com a utilização do APRENDE nestas universidades mostraram um aumento em torno de 40% do desempenho dos alunos egressos de escolas públicas para o contexto específico dos conteúdos de Algoritmos e Programação.

Referências

Álvarez-González, L. A., Morales, J., Manríque, N., Villarroel, J., Ojeda, D., and Vásquez, C. (2012). ATLA: Authoring tool to learning activities for the igual project. In Mazilu, I. M., editor, Proceedings of The 1st International Workshop on Open Technology Transfer and Learning Solutions for Programming Education, Bucuresti, Romania, pages 43–50. Conspress.

Camargo, S. d. S. and Cechinel, C. (2012). Loadaptor - a tool for describing adaptive information. In Mazilu, I. M., editor, Proceedings of The 1st International Workshop on Open Technology Transfer and Learning Solutions for Programming Education, Bucuresti, Romania, pages 29–42. Conspress.

Camargo, S. d. S., Cechinel, C., and Betemps, C. M. (2013). Contribuições do projeto igual: Um estudo de caso. In Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnolog ías de Aprendizaje (LACLO 2013), 23-26 Octobre 2013, pages 17–24, Valdívia,

Chile. Latin-American Community on Learning Objects and Learning Technology.

Campos, A., Álvarez-González, L., and Araya, E. (2013). Igual: Una iniciativa para apoyar el aprendizaje de aa programación en universidades de américa latina. In Proceedings 9th Conference EDUWEB, 22-24 Julio 2013, Carabobo, Venezuela. Universidad de Carabobo.

Cechinel, C. (2013). Scientific collaboration between countries in laclo from a social network analysis perspective. In Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje (LACLO 2013), 23-26 Octobre 2013, Valdívia, Chile. Latin-American Community on Learning Objects and Learning Technology.

Cechinel, C., Camargo, S. d. S., and Pérez, C. C. C. (2011). Uma proposta para localização facilitada de objetos de aprendizagem. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011), pages 331–340, Aracajú, Brasil. Universidade Federal de Sergipe.

de Vasconcellos, B. C., Camargo, S. d. S., and Cechinel, C. (2013). Desenvolvimento de um aplicativo integrado ao facebook e ao sistema do projeto igual para compartilhamento e recomendação de objetos de aprendizagem. In Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE 2013), 09-11 Dezembro 2013, pages 610–612, Porto Alegre, Brasil. Universidad de Chile.

European Comission (2007). ALFA - construindo o futuro na educação. [http://ec.europa.eu/europeaid/where/latin-america/regionalcooperation/alfa/index pt.htm].

Felder, R. M. and Spurlin, J. E. (2005). Applications, reliability, and validity of the index of learning styles. In Intl. Journal of Engineering Education, volume 21, pages 103– 112.

IGUAL Team (2011). Innovation for equality in latin american universities. [http://www.igualproject.org].

Jiménez, C., Mosquera, J. F., Vega, C., and Villalobos, J. (2012). IGUAL - an intelligent tutoring system for latin american education. In Mazilu, I. M., editor, Proceedings of The 1st International Workshop on Open Technology Transfer and Learning Solutions for Programming Education, Bucuresti, Romania, pages 7–17. Conspress.

Kujansuu, E., Álvares-González, L. A., and Mazilu, I. M. (2011). Analysis of state-ofthe- art solutions for personalised learning support. Technical report.

Mazilu, I. M. (2013). Learning solutions - IGUAL. In Proceedings of First Annual International Interdisciplinary Conference (AIIC 2013), 24-26 April 2013, pages 431– 436, Azores, Portugal. University of the Azores.

Mercado, C. A. A. and Romo, L. I. S. (2012). The use of verbal protocols as learning materials for introductory programming. In Mazilu, I. M., editor, Proceedings of The 1st International Workshop on Open Technology Transfer and Learning Solutions for Programming Education, Bucuresti, Romania, pages 18–28. Conspress.

Ochoa, X., Arévalo, C., Campos, A., Camargo, S. d. S., and Vega, C. (2013). Pilot result analysis - IGUAL project. Technical report.

Ochoa, X., Cechinel, C., Jiménez, C., Arévalo, C., Araya, E., Camargo, S. d. S., Pérez, C. C. C., Chiluiza, K., Álvares, L., and Morales, J. (2011). Need analysis of the students in programming courses in latin america. Technical report.
Publicado
28/07/2014
CAMARGO, Sandro; CECHINEL, Cristian. APRENDE - Um novo sistema tutor inteligente para auxiliar nas dificuldades dos conteúdos de algoritmos e programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 130-139. ISSN 2595-6175.