Arcabouço Multidimensional de Avaliação dos Discentes baseado na Análise de Recursos Pedagógicos

  • Alana Morais UFCG
  • Joseane Fechine UFCG
  • Evandro Costa UFAL

Resumo


Os números confirmam que ações relacionados à educação a distância (EaD) têm evoluído significativamente nos ambientes educacionais no Brasil e no mundo. Neste sentido, o presente artigo tem o objetivo de propor e discutir uma metodologia de avaliação multidimensional baseada no desempenho contínuo do aluno de EaD. Este desempenho global é investigado por meio da análise das interações do discente com os Recursos Pedagógicos cadastrados no ambiente educacional. O intuito desta abordagem é prover ao tomador de decisão mais informações sobre o desempenho do aluno no curso online. Como resultados iniciais, destacam-se um arcabouço avaliativo multidimensional e Design Claims relacionados ao modelo.

Referências

ALENCAR, M. A. S.; NETTO, J. F. M. (2010) Uma Estratégia Híbrida Combinando Sistemas Multiagente e AIML para Apoiar Fóruns de Discussão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2010, João Pessoa, PB.

ALLEN, I. E.; SEAMAN, J. (2013). Changing Course: Ten Years of Tracking Online Education in the United States.

ARIAS, R. A.; PANHAN, A. M.; BREDA, G. D.; ZARPELÃO, B. B.; MENDES, L. S. (2012). Avaliação Multidimensional Baseada em Lógica difusa para Ambientes de Ensino Mediado por Computador. Revista Brasileira de Informática na Educação, 20(03), 74.

BEHAR, P.A.; LONGARAY, A. N. C.; BERNARDI, M.; RIBEIRO, A.C.R.; SILVA, K.K.A. (2010) AVALEAD: um objeto de aprendizagem sobre avaliação em Educação a Distância. RENOTE. v. 8(3). 2010.

CENSO EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2012. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. ISBN 978-85- 8143-186-4

GARBIN, T. R. DAINESE, C. A. OLIVEIRA, L. B. de. (2011) Qualidade da tutoria através da análise de tarefa – PQTAT: sistema aplicado a plataforma Moodle. In. 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011. Aracaju.

GOTTARDO, E., KAESTNER, C., NORONHA, R.V. (2012) Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

GUEDES, F. D.; CASTRO Fo, J. A.(2010) A seleção de objetos educacionais digitais por professores participantes do curso O uso das tecnologias digitais educacionais a partir da reflexão sobre critérios pedagógicos. Em: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, v. 1, p. 1-10, 2010.

IEPSEN E. F.; BERCHT M.; REATEGUI E. (2011). Detecção e Tratamento do Estado Afetivo Frustração do Aluno na Disciplina de Algoritmos. In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011

KOWATA, J. H.; CURY, D.; BOERES, M. C.S. (2012) Em direção à construção automática de Mapas Conceituais a partir de textos, Revista Brasileira de Informática na Educação, v.20, n.1 (2012) DOI: 10.5753/RBIE.2012.20.1.33

LEITE, E. A. M.; SALES, G. L., SOUSA, L. L. R.; JOYE, C. R. (2011) Avaliação Assistida, Feedbacks e Questionários do Moodle. In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE. 2011.

MARTINS, L. L., OLIVEIRA, T. B.; BARCELOS, A.; RIGO, S.J.; ARAUJO, D. Integrando Recursos de Processamento de Linguagem Natural e Web-Semântica em um Ambiente Educacional, para Apoio aos Alunos. Anais do III Student Workshop on Information and Human Language Technology - 2013 - Fortaleza, CE. Sociedade Brasileira de Computação, v. 1, p. 10-12, 2013.

MELO, M. C. M.; CAVALCANTE, P. S. (2011) A construção do conhecimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem: A Disseminação da Informação e a Ação Docente. Anais: IV Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais - 2011 - Aracaju, SE. pp: 2235 – 2243.

NAKASHIMA, R. H. R.; PICONEZ, S. C. B. (2011) Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem: articulação dialética de suas dimensões. In: 17º Workshop de Informática na Escola, 2011. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 2225-2234.

RÊGO, A.H.G; GOMES, A.V.; LUCENA, M.; BRITO, A.C. (2011) Um módulo gerador de relatórios no auxílio às atividades docentes no Moodle. In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE. 2011.

RIGO, R.; AMBROSIO, A.P. (2011) Sistema Inteligente Não-Linear de Apoio à Aprendizagem: Diagnóstico e Orientação do Processo Gradual de Construção de Saberes. Pp: 2292 – 2302. IV Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais - 2011 - Aracaju, SE.

SANTOS, G. A.; RISSOLI, V.R.V. (2011) Benefícios no Uso de um Assistente Inteligente no Ensino- Aprendizagem de Programação Computacional. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju 2011.

SANTOS, J. C. A. dos; RIBEIRO, T; FAVERO, E.; QUEIROZ, J. (2012) Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas. I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - 2012 - Curitiba, PR

VASCONCELOS, F. H. L., SILVA, T. E. V., GOMES, P.R.B., NUNES, A.O, ANDRIOLA, W.B., ALMEIDA, A.L.F, MOTA, J. C. M. (2011). Análise do Desempenho Discente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Através de Decomposições Tensoriais Multilineares. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju. 2011.

WIVES, L. K.; BERCHT, M.; BASTOS, H. P. P. (2010) Análise manual e automática de pistas lexicais de presença social em chat educacional. In: Anais do Simposio Brasileiro de Informática na Educação 2010.

ZEFERINO, M.; PIMENTEL, M. (2013) Análise de Dados e Avaliação em bate-papo educacional. Anais VI Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação. João Pessoa-PB. 2013.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
MORAIS, Alana; FECHINE, Joseane; COSTA, Evandro. Arcabouço Multidimensional de Avaliação dos Discentes baseado na Análise de Recursos Pedagógicos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 150-158. ISSN 2595-6175.