Como jogos educacionais são desenvolvidos? Uma revisão sistemática da literatura

  • Paulo Battistella UFSC
  • Christiane von Wangenheim UFSC
  • João Miguel Fernandes Universidade do Minho

Resumo


A utilização de jogos para o ensino de computação vem se mostrando uma eficiente estratégia instrucional que leva os alunos a uma aprendizagem ativa e permite adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Entretanto, tais jogos precisam ser desenvolvidos de forma sistemática e assim temos a questão: Existem processos para desenvolvimento de jogos educacionais? Neste contexto, apresentamos uma revisão sistemática da literatura sobre os processos existentes para o desenvolvimento de jogos educacionais e discutimos os pontos fortes e fracos. Os resultados podem ser usados como base no desenvolvimento sistemático de novos jogos, bem como um ponto de partida para evolução e aperfeiçoamento de tais processos.

Referências

Abt, C. C. (2002). Serious Games. University Press of America.

Baker, A. , Navaro, E. O. e Hoek, A. v. d. (2003). Problems and Programmers: an educational software engineering card game. 25th Int. Conf. on Software Engineering, Irvine, EUA, p. 614-619.

Battistella, P. E., Wangenheim, A. v. e Wangenheim, C. G. v. (2012). SORTIA - Um Jogo para Ensino de Algoritmo de Ordenação: Estudo de caso na Disciplina de Estrutura de Dados. 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro, Brasil.

Bonwell, C. C. e Eison, J. A. (1991). Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. Eric Digests, Washington.

Caulfield, C. et al. (2011). A Systematic Survey of Games Used for Software Engineering Education. Canadian Center of Science and Education, Modern Applied Science, Canada, 5(6), p. 28-43.

Dempsey, J. V., Lucassen, B. e Rasmussen, K. (1996). The Instructional Gaming Literature: Implications and 99 Sources. Tech. Report 96-1, College of Education, University of South Alabama, EUA.

Dick, W. e Carey, L. (1996). The systematic design of instruction. 4th ed., Nova York: Harper Collin.

Eagle, M. e Barnes, T. (2009). Experimental evaluation of an educational game for improved learning in introductory computing. 40th ACM Tech. Symposium on Computer Science Education, Chattanooga, EUA, p. 321-325.

Fullerton, T. (2008). Game design workshop: A playcentric approach to creating innovative games. 3. ed. Burlington: Morgan Kaufmann, p. 470.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 184 p.

GQS – Grupo de Qualidade de Software. (2012). PM Master: Trivia-style board game with questions about Project Management. Disponível em: [http://www.gqs.ufsc.br/pm-master/]. Acesso em: 31 jul. 2013.

IEEE CS/ACM. (2005) Joint Task Force on Computing Curricula. Computing Curricula 2005: The Overview Report.

Kickmeier-Rust, M. D. et al. (2006). The ELEKTRA project: Towards a new learning experience. In M. Pohl, A. Holzinger, R. Motschnig, & C. Swertz: M3 – Interdisciplinary Aspects on Digital Media & Education, Vienna, p. 19-48.

Kirkley, S. E., Tomblin, S. e Kirkley, J. (2005). Instructional Design Authoring Support for the Development of Serious Games and Mixed Reality Training. Interservice/Industry Training, Simulation, and Education Conference, p. 1-11.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, Keel, UK.

Loh, C. S. (2009). Researching and Developing Serious Games as Interactive Learning Instructions. Int. Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations, p. 1-19.

Marcos, A. e Zagalo, N. (2011). Instantiating the creation process in digital art for serious games design. Entertainment Computing, 2(2), p. 143-148.

Merrill, M. D. et al. (1996). Reclaiming instructional design. Educational Technology, 36(5).

Molenda, M. (2003). In Search of the Elusive ADDIE Model. Performance Improvement 42(5), p. 34-37.

Navarro, O. E. e Hoek, A. v. d. (2007). Comprehensive Evaluation of an Educational Software Engineering Simulation Environment. 20th Conf. Software Engineering Education & Training, p. 195-202.

Prensky, M. (2001). Digital Game-Based Learning, McGraw-Hill, Universidade da Califórnia, p. 442.

Sheng, S. et al. (2007). Anti-Phishing Phil : the design and evaluation of a game that teaches people not to fall for phish. 3rd Symp. on Usable Privacy and Security, Pittsburgh, EUA.

Singh, R. e Singh, J. (2007). Learning Computer Programming Using A Board Game - Case Study On C-Jump. Master thesis, Multimedia University. Malásia.

Sommeregger, P. e Kellner, G. (2012). Brief Guidelines for Educational Adventure Games Creation (EAGC). Digital Game and Intelligent Toy Enhanced Learning, IEEE 4th Int. Conf., Takamatsu, Japão, p. 120-122.

Staalduinen, J. v. e Freitas, S. d. (2011). A Game-Based Learning Framework: Linking Game Design and Learning Outcomes. Nova York: Peter Lang, p. 29-45.

Wangenheim, C. G. v. et al. (2009). Desenvolvimento de um jogo para ensino de medição de software. Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Ouro Preto, Brasil.

Wangenheim, C. G. v., Carvalho, O. P. e Battistella, P. E. (2013). Ensinar a Gerência de Equipes em Disciplinas de Gerência de Projetos de Software. Revista Brasileira de Informática na Educação, 20(1).

Wangenheim, C.G. v. e Shull, F. (2009). “To Game or Not to Game?”, IEEE Software, 26(2), p. 92-94.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
BATTISTELLA, Paulo; VON WANGENHEIM, Christiane; FERNANDES, João Miguel. Como jogos educacionais são desenvolvidos? Uma revisão sistemática da literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 159-168. ISSN 2595-6175.