Análise de ferramentas para o ensino de Computação na Educação Básica

  • Eraylson Galdino UPE
  • Aline Ferreira UPE
  • Sebastião S. Neto UPE
  • Renato Lopes UPE
  • Ariane Rodrigues UPE

Resumo


A inserção de conceitos de lógica de programação na Educação Básica tem sido emergente, visto que os processos de ensino atuais visam as mudanças tecnológicas e que aplicar a computação na Educação Básica é uma forma de motivar os alunos para o mercado de TI. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma análise de softwares que auxiliam no ensino e aprendizagem destes conceitos. Para tal, foram selecionadas cinco ferramentas (RoboMind, Scratch, SuperLogo, Kodu Lab e Alice), através de uma análise empírica sobre as interfaces, usabilidade e a fidelidade com os conceitos de computação, destacando os pontos positivos e negativos sob a ótica de licenciandos em Computação.

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Publicado
28/07/2014
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GALDINO, Eraylson; FERREIRA, Aline; S. NETO, Sebastião; LOPES, Renato; RODRIGUES, Ariane. Análise de ferramentas para o ensino de Computação na Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 209-218. ISSN 2595-6175.