O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões

  • Sarajane Peres USP
  • Clodis Boscarioli UNIOESTE
  • Alexandra Ferrari UNIOESTE
  • Camila Costa USP
  • Caio Alves USP
  • Charles de Salles UNIOESTE
  • Gabriel Bruscatto UNIOESTE
  • Gabriela Silva USP
  • Lucas da Silva USP
  • Luiz Fernando de Souza UNIOESTE
  • Mateus Teixeira UNIOESTE
  • Pedro Delmondes USP
  • Priscilla Wagner USP

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da graduação por meio da promoção não dissociada da tríade universitária. O PET estabelece a educação tutorial como ferramenta para conduzir grupos de alunos em um esforço para promover esse objetivo. Este artigo discute resultados de uma pesquisa realizada com 37 grupos PET da área de Computação. Os principais pontos discutidos são: contextualização do Programa na área, perfil dos atores envolvidos e o impacto na formação universitária.

Referências

USP (2009), Programa de Educação Tutorial – PET/USP: Projeto de Políticas e Diretrizes Pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação, Universidade de São Paulo.

Hidalgo, M. M. & Neves, M. C. D. (2005), Reinventando a graduação: os grupos de Programa de Educação Tutorial (PET) da UEM. Ed. Massoni.

PET (2006), Programa de Educação Tutorial – PET Manual de Orientações Básicas. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Coordenação geral de Relações Acadêmicas de Graduação, Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação.

Peres, S. M. & Boscarioli, C. (2011), Fortalecendo o ambiente acadêmico da graduação com o Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação. In: Caderno de Resumos - Seminário de Inovações Curriculares, Unicamp.

Digiampietri, L. A., Peres, S. M., Nakano, F., Roman, N. T., Silva, B. B. C., Teodoro, B., Silva Júnior, D. F. P., Pereira, G. V. A., Borges, G. O., Santos, M. V. S., Wagner, P. K., Barros, V. A. (2012). Complementando o Aprendizado em Programação: Experiências no Curso de Sistemas de Informação da USP. In: VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, São Paulo. p. 779-790.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
PERES, Sarajane et al. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 249-258. ISSN 2595-6175.