Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC

  • Diogo Firmo UFRPE
  • Humberto Gondim UFRPE
  • Taciana Falcão UFRPE

Resumo


Com a conscientização do impacto das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, a área de Interação Humano-Computador (IHC) vem ganhando importância e espaço crescentes na indústria e academia. Porém, a IHC enfrenta desafios decorrentes de sua natureza interdisciplinar, surgimento contínuo de novas tecnologias e integração entre ensino e prática. Este artigo relata benefícios e dificuldades de uma experiência de ensinoaprendizagem em IHC cujo intuito foi despertar nos alunos uma compreensão mais enraizada do ciclo de design de tecnologias inovadoras baseado nas necessidades e desejos das pessoas, através de uma vivência prática liderada e protagonizada pelos próprios alunos.

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Publicado
28/07/2014
FIRMO, Diogo; GONDIM, Humberto; FALCÃO, Taciana. Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 279-288. ISSN 2595-6175.