Uma Metodologia Didática para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Aplicada a Cursos de Computação

  • Tania Pinheiro UFC
  • Carla Bezerra UFC

Resumo


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência de formação suplementar do currículo de diferentes cursos de graduação, incluindo aqueles da área de computação. O presente artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma metodologia didática para ensinar a elaborar projetos de pesquisa, utilizada em uma disciplina de metodologia científica integrada às atividades tradicionais de orientação do TCC. Tal metodologia foi construída ao longo de três anos de experiência nos cursos de graduação do Campus Quixadá da Universidade Federal do Ceará, e foi aplicada em onze turmas dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Redes de Computadores.

Referências

Aghaee, Naghmeg. "Finding potential problems in the thesis process in higher education: analysis of e-mails do develop a support system". In: Education and Information Technologies. vol. 18, Issue 2, June 2013.

Barros, A. J. da S. e Lehfeld, N. A. de S. (2007) “Fundamentos da Metodologia Científica”. 3ª edição. São Paulo:Pearson.

Booth, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, J. M. (2005) “A Arte da Pesquisa”. 2ª ed. Martins Fontes.

Creswel, John W. (2010) “Projeto de pesquisa”. Artmed.

Figueiredo, Rita Vieira (2011). “Roteiro para Análise de um Projeto. Pós-graduação em Educação”, Universidade Federal do Ceará (UFC) [notas de aula].

Lakatos, E. M. e Marconi, M. A. (2010) “Fundamentos de metodologia científica”. 7. ed. Atlas.

Lazar, Jonathan; Feng, Jinjuan Heidi; Hochheiser, Harry. (2010) “Research Methods in Human-Computer Interaction”. Wiley.

Masetto, Marcos. (1997). “Didática – a aula como centro”. 4ed. FTD.

Maia, Rosane Tolentino. “A Importância da Disciplina de Metodologia Científica no Desenvolvimento de Produções Acadêmicas de Qualidade no Nível Superior”. In: Revista Urutága-Revista Acadêmica Multidisciplinar. 14. 2008.

MEC (2013) “Diretrizes Curriculares dos cursos da área de computação”. Ministério da Educação e Cultura. MEC

Postal, Adriana; Boscarioli, Clodis; Bidarra, Jorge. (2013) “O Papel da Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica e Profisisonal na Área de Computação”. In: XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 681-690.

Primo, Lane. (2009) “Modelo para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Especialização em Educação a Distância”. [notas de aula] SENAC.

Runeson, Per; Host, Martin; Rainer, Austen; Regnell, Bjorn. (2012) “Case Study Research in Software Engineering: Guidelines and Examples”. New Jersey: USA.

SBC (2003). “Currículo de Referência para Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Brasileira de Computação”. SBC.

Severino, Antônio Joaquim. (2007) “Metodologia do Trabalho Científico”. 23ª ed. Cortez.

UFC (2010). “Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Software”. Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá.

UFC (2013). “Guia de normalização de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Ceará”. Fortaleza. Disponível em: http://www.biblioteca.ufc.br.

Wazlawick, R.S. (2009) “Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação”. Elsevier.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
PINHEIRO, Tania; BEZERRA, Carla. Uma Metodologia Didática para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Aplicada a Cursos de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 317-326. ISSN 2595-6175.