Um Ambiente de Desenvolvimento Personalizável para o Ensino de Programação

  • Willian Frantz UNIFOR
  • Herleson Pontes UNIFOR

Resumo


Este artigo apresenta um ambiente de desenvolvimento voltado para o ensino de programação de computadores nas disciplinas iniciais dos currículos de Computação e Engenharias. Essa ferramenta permite a implementação de algoritmos na forma de códigos descritos totalmente na língua portuguesa, reduzindo as barreiras comuns presentes no processo de aprendizado em programação. Como diferencial, nosso ambiente possibilita ao professor definir todo o dicionário de comandos que serão disponibilizados aos alunos, suavizando a transição entre essa linguagem e as linguagens de programação utilizadas em ambientes de produção. Após a realização de testes com o objetivo de validar o impacto dessa ferramenta no ensino de programação, os resultados mostram que o uso de um ambiente no idioma nativo e personalizável catalisa o aprendizado do aluno, além de simplificar o processo de aprendizagem realizado pelo professor.

Referências

Eclipse Foundation. (2014) "Eclipse". Disponível em http://www.eclipse.org. Fevereiro.

Falkembach, G. A. M., Amoretti, M. S. M., Tarouco, L. R. and Vieiro, F. (2003) "Aprendizagem de algoritmos: Uso da estratégia ascendente de resolução de problemas". In: 8º Taller Internacional de Software Educativo.

Giraffa, L., Marczak, S. and Prikladnicki, R. (2005) "Em direção a um processo para desenvolvimento de Software Educacional". In: XI WIE - Workshop de Informática na Escola, São Leopoldo: SBC.

Henriques, A. C. (2010) "Aspectos da Teoria Piagetiana e Pedagogia". Instituto Piaget.

Jesus, A., Brito, G. S. (2010) "Concepção de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Programação de Computadores: Prática Docente". Revista Varia Scientia. Vol. 09, No. 16, p. 149-158.

Perrenoud, P. (2010) "Dez competências para ensinar". Editora ArtMed.

Pontes, H. (2013) "Desenvolvimento de Jogos no Processo de Aprendizado em Algoritmos e Programação de Computadores". In: Proceedings of the XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames).

Rocha, H. V. (1991) "Representações Computacionais Auxiliares ao Entendimento de Conceitos de Programação". Campinas: UNICAMP.

Santiago, R. de., Dazzi, R. L. S. (2004) "Ferramenta de apoio ao ensino de Algoritmos".

Santos, R. P. and Costa, H. A. X. (2005) "TBC-AED: Um Software Gráfico para Apresentação de Algoritmos e Estruturas de Dados aos Iniciantes em Computação e Informática". In: I Congresso de Computação do Sul do Mato Grosso (COMPSULMT' 2005). Rondonópolis.

Santos, R. P. dos; Costa, H. A. X. (2006) "Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos Iniciantes em Computação e Informática". In: INFOCOMP, Vol. 5, No. 1.

Shabanah, S. and Chen J. X. (2009) "Simplifying algorithm learning using serious games". In: Proceedings of the 14th Western Canadian Conference on Computing Education. ACM, p. 34-41.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
FRANTZ, Willian; PONTES, Herleson. Um Ambiente de Desenvolvimento Personalizável para o Ensino de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 337-344. ISSN 2595-6175.