Aulas Interativas como Catalizador no Processo de Aprendizagem em Programação

  • Daniela Silva UNIFOR
  • Herleson Pontes UNIFOR

Resumo


Esse trabalho descreve a aplicação e avaliação de aulas interativas voltadas para a maximização do processo de ensino-aprendizado em disciplinas de programação de computadores, com o objetivo de delinear uma metodologia específica para o ensino desse fundamento aos alunos de Computação e Engenharias. Mais especificamente, os alunos participaram de dois diferentes tipos de aula, e avaliados em seguida sobre os conceitos apresentados nessas aulas. Os resultados mostram que essas aulas aumentam o interesse e a participação do aluno na formação das suas habilidades em programação, além de estreitar a relação aluno-professor e potencializar a fixação do conteúdo apresentado.

Referências

Falckembach, G. A. M., Araujo, F. V. (2006) “Aprendizagem de Algoritmos: Dificuldades na Resolução de Problemas”, Anais SULCOMP, Vol. 2, No. 2.

Garcia, I. C., Rezende, P. J. D., Calheiros, F. C. (1997) “Astral: Um Ambiente para Ensino de Estruturas de Dados através de Animações de Algoritmos”, Revista Brasileira de Informática na Educação, No. 1.

Jesus, A., Brito, G. S. (2010) “Concepção de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Programação de Computadores: A Prática Docente”. Revista Varia Scientia. Vol. 09, No. 16, p. 149-158.

Pontes, H. P. (2013) "Desenvolvimento de Jogos no Processo de Aprendizado em Algoritmos e Programação de Computadores." In: Proceedings of the XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames). São Paulo.

Prikladnicki, R., Albuquerque, A. B., von Wangenheim, C. G., Cabral, R. (2009) “Ensino de Engenharia de Software: Desafios, Estratégias de Ensino e Lições Aprendidas”. In: XII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, Fortaleza.

Santos, R. P. D., Costa, H. A. X. (2005) “TBC-AED e TCB-AED/WEB: Um Desafio no Ensino de Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação”. In: IV Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais (WEIMIG’ 2005), Varginha.

Santos, R. P. D., Costa, H. A. X. (2006) “Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos Iniciantes em Computação e Informática”. In: INFOCOMP, Vol. 5, No. 1.

Silva, T. G. D., Bernardi, G., Müller, F. M. (2011) “Abordagem de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Teste de Software Baseada em Jogos Sérios e Mundos Virtuais”. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju.

Soares, M. T. C., Pinto, N. B. (2001) “Metodologia da Resolução de Problemas”. In: 24ª Reunião ANPEd, Caxambu.

Ternório, J. V. S., Silva, P. M. D., Rocha, T. A. B. (2013) “Projetos de Desenvolvimento como Ferramenta no Ensino de Engenharia de Software”. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2013 – UFRPE: Recife.

Ynoguti, C. A. (2005) “Uma Metodologia para o Ensino de Algoritmos”. Global Congress on Engineering and Technology Education. São Paulo, p. 684-687.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Daniela; PONTES, Herleson. Aulas Interativas como Catalizador no Processo de Aprendizagem em Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 345-351. ISSN 2595-6175.