Jogo Sério na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase II)

  • Fabrício Herpich UFSM
  • Rafaela Jardim UFSM
  • Ricardo Silva UFSM
  • Gleizer Voss UFSM
  • Felipe Nunes UFSM
  • Roseclea Medina UFSM

Resumo


Os jogos sérios são ambientes simulados que possibilitam testar, acertar e errar diversas vezes, respeitando o tempo cognitivo do educando, auxiliando para o seu aprendizado e aplicação prática. Neste contexto, os jogos sérios surgem como tecnologia educacional por meio de softwares interativos que tem como objetivo simular os ambientes reais, que em sua essência são críticos, precisos ou caros. Este artigo apresenta uma análise da ferramenta CyberCIEGE e a sua aplicação em sala de aula no ensino de Segurança para Redes de Computadores, onde foi possível verificar sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, por meio de conceitos subsunçores e a exposição à diferentes cenários.

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Publicado
28/07/2014
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HERPICH, Fabrício; JARDIM, Rafaela; SILVA, Ricardo; VOSS, Gleizer; NUNES, Felipe; MEDINA, Roseclea. Jogo Sério na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase II). In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 391-400. ISSN 2595-6175.