Lições Aprendidas do Ensino Remoto em uma Disciplina de Engenharia de Requisitos: um Relato de Experiência

  • João Ricardo dos S. Rosa UFPR
  • Natasha Malveira Costa Valentim UFPR

Resumo


Devido a pandemia do COVID-19, várias instituições de ensino superior adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo apresenta um relato de experiência de uma disciplina de Engenharia de Requisitos realizada no ERE em uma universidade pública. Nesta disciplina adotou-se uma metodologia contendo atividades síncronas, como aulas expositivas, e atividades assíncronas, como trabalhos práticos, dentre outras atividades. Como resultados, são apresentadas as lições aprendidas no uso desta metodologia, além do feedback dos alunos sobre o seu aprendizado e sobre as aulas ministradas. No geral, os alunos foram positivos destacando a interação da professora com eles nos exercícios práticos das aulas síncronas.
Palavras-chave: Ensino Remoto, Engenharia de Requisitos, Metodologia

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Publicado
20/07/2021
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ROSA, João Ricardo dos S.; VALENTIM, Natasha Malveira Costa. Lições Aprendidas do Ensino Remoto em uma Disciplina de Engenharia de Requisitos: um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 51-60. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15896.