Lições Aprendidas do Ensino Remoto em uma Disciplina de Engenharia de Requisitos: um Relato de Experiência
Resumo
Devido a pandemia do COVID-19, várias instituições de ensino superior adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo apresenta um relato de experiência de uma disciplina de Engenharia de Requisitos realizada no ERE em uma universidade pública. Nesta disciplina adotou-se uma metodologia contendo atividades síncronas, como aulas expositivas, e atividades assíncronas, como trabalhos práticos, dentre outras atividades. Como resultados, são apresentadas as lições aprendidas no uso desta metodologia, além do feedback dos alunos sobre o seu aprendizado e sobre as aulas ministradas. No geral, os alunos foram positivos destacando a interação da professora com eles nos exercícios práticos das aulas síncronas.
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Engenharia de Requisitos, Metodologia
Referências
BERGMANN, J; SAMS, A. (2016). Sala de Aula Invertida: uma metodologia de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC.
CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. (2014) “Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications”.
DOTTA, Sílvia; BRAGA, Juliana; PIMENTEL, Edson. (2012). “Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia”. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).
LELLI, Valéria et al. (2020). “Gamification in Remote Teaching of SE Courses: Experience Report”. In: Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering. 2020. p. 844-853.
MOHMMED, Abdalellah O. et al. (2020) “Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman”. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, n. 3, p. 1-11.
MOSTER, Makayla; FORD, Denae; RODEGHERO, Paige. (2021). " Is My Mic On?" Preparing SE Students for Collaborative Remote Work and Hybrid Team Communication. arXiv preprint arXiv:2102.01057
PORTUGAL, Roxana Lisette Quintanilla et al. (2016) “Facing the challenges of teaching requirements engineering”. In: 2016 IEEE/ACM 38th International Conference on Software Engineering Companion (ICSE-C). IEEE. p. 461-470.
SOMMERVILLE, I (2011). Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 529 páginas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Conselho Universitário. Resuloção n° 65/2020-CEPE de Outubro de 2020. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wpcontent/uploads/2020/10/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-65-2020-CEPE.pdf
VIEIRA-UPE, Alexandre Gomes Teixeira. (2017) “Importância das Atividades Práticas Simples no Ensino de Ciências Naturais: Estudo de Caso em Escola de Lajedo/Pe”. Revista Diálogos, n. 17.
WŁODARSKI, Rafał; FALLERI, Jean-Rémy; PARVÉRY, Corinne. (2021). “Assessment of a hybrid software development process for student projects: a controlled experiment”. arXiv preprint arXiv:2103.03534.
CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. (2014) “Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications”.
DOTTA, Sílvia; BRAGA, Juliana; PIMENTEL, Edson. (2012). “Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia”. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).
LELLI, Valéria et al. (2020). “Gamification in Remote Teaching of SE Courses: Experience Report”. In: Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering. 2020. p. 844-853.
MOHMMED, Abdalellah O. et al. (2020) “Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman”. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, n. 3, p. 1-11.
MOSTER, Makayla; FORD, Denae; RODEGHERO, Paige. (2021). " Is My Mic On?" Preparing SE Students for Collaborative Remote Work and Hybrid Team Communication. arXiv preprint arXiv:2102.01057
PORTUGAL, Roxana Lisette Quintanilla et al. (2016) “Facing the challenges of teaching requirements engineering”. In: 2016 IEEE/ACM 38th International Conference on Software Engineering Companion (ICSE-C). IEEE. p. 461-470.
SOMMERVILLE, I (2011). Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 529 páginas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Conselho Universitário. Resuloção n° 65/2020-CEPE de Outubro de 2020. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wpcontent/uploads/2020/10/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-65-2020-CEPE.pdf
VIEIRA-UPE, Alexandre Gomes Teixeira. (2017) “Importância das Atividades Práticas Simples no Ensino de Ciências Naturais: Estudo de Caso em Escola de Lajedo/Pe”. Revista Diálogos, n. 17.
WŁODARSKI, Rafał; FALLERI, Jean-Rémy; PARVÉRY, Corinne. (2021). “Assessment of a hybrid software development process for student projects: a controlled experiment”. arXiv preprint arXiv:2103.03534.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
ROSA, João Ricardo dos S.; VALENTIM, Natasha Malveira Costa.
Lições Aprendidas do Ensino Remoto em uma Disciplina de Engenharia de Requisitos: um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 51-60.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15896.