Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa
Resumo
Auditoria de sistemas é uma disciplina da área de computação predominantemente teórica, a qual, devido as aulas remotas da COVID-19, se tornou ainda mais expositiva. Neste contexto, o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa pode auxiliar nas aulas, criando meios em que os próprios alunos reflitam e discutam conteúdos entre si. Este artigo apresenta um relato de aplicação da técnica de sala de aula invertida, no qual os alunos, ao assistirem a série Onisicente da Netflix, buscaram identificar as falhas de segurança organizacional, construindo matrizes de risco auditando a empresa. A atividade permitiu aos alunos terem um vislumbre do dia-a-dia de uma empresa, sendo eles os próprios auditores, como em um caso de uso real. Assim, conseguiram identificar elementos para compor a matriz de risco da empresa Onisicente. Ao serem questionados sobre a atividade relataram que a atividade foi uma forma diferente de aprender, sendo prazerosa e desafiadora ao mesmo tempo, além de trazer um meio criativo de engajar os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave:
Auditoria de Sistemas, Netflix, Aprendizagem Ativa
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Publicado
20/07/2021
Como Citar
CASTRO, Ronney Moreira; CLASSE, Tadeu Moreira de.
Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 71-80.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15898.