O Método Do-It: Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Mapeamento Sistemático da Literatura para Alunos de Graduação
Resumo
Anos de experiência lecionando disciplinas introdutórias de pesquisa científica revelaram que muitos alunos na graduação não conseguem desenvolver competências para sistematizar adequadamente revisões da literatura. Neste artigo é descrito o método Do-It, elaborado com a finalidade de ensinar estudantes a como executar mapeamentos sistemáticos. As ações pedagógicas contemplam o uso de práticas ativas, trabalho cooperativo e aprendizagem situada. Algumas evidências anedóticas sugerem que este pode ser um modelo eficiente para que professores ensinem este conteúdo. O método é apresentado a partir de um relato de experiência de sua aplicação em uma disciplina introdutória de pesquisa científica. Os passos do método são apresentados de maneira intercalada com a sua aplicação em um projeto formado por 24 estudantes. Um resumo dos achados da aplicação do método e do que os estudantes alcançaram com o mapeamento também são apresentados neste artigo.
Palavras-chave:
mapeamento sistemático, método de ensino, aprendizagem ativa
Referências
BRASIL. (2016) Resolução CNE/CES no 5. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 16 de novembro
Braun, V. and Clark, V. (2006) Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research, v. 3, n. 2, p. 77-101
Gudolle, L. S., Antonello, A. S. and Flach, L. (2012) Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 14-39
Kitchenham, B. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering: Version 2.3. In: EBSE Technical Report. School of Computer Science and Mathematics, Keele University. Disponível em: < pdfs.semanticscholar.org/e62d/bbbbe70cabcde3335765009e94ed2b9883d5.pdf>. Acesso em: 12 de jan. 2021
Lave, J. and Wenger, E. (1991)_Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press
Liu, C. and Houdek, R. (2006) Teaching Computer Science Graduate Students Scholarly Literature Review Techniques. Frontiers in Education Conference, San Diego, California
Marin, M. J. S., Lima, E. F. G., Matsuyama, D. T., Silva, L. K. D., Gonzales, C., Deuzian, S. and Ilias, M. (2010) Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 34 (1): p.13–20
Niemeyer, D. J. and Gerber, H. R. (2015) Maker culture and Minecraft: Implications for the future of learning. Educational Media International, v. 52, n. 3, p. 216-226
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. eaD em Foco, 2019;9 (1): e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748
Braun, V. and Clark, V. (2006) Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research, v. 3, n. 2, p. 77-101
Gudolle, L. S., Antonello, A. S. and Flach, L. (2012) Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 14-39
Kitchenham, B. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering: Version 2.3. In: EBSE Technical Report. School of Computer Science and Mathematics, Keele University. Disponível em: < pdfs.semanticscholar.org/e62d/bbbbe70cabcde3335765009e94ed2b9883d5.pdf>. Acesso em: 12 de jan. 2021
Lave, J. and Wenger, E. (1991)_Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press
Liu, C. and Houdek, R. (2006) Teaching Computer Science Graduate Students Scholarly Literature Review Techniques. Frontiers in Education Conference, San Diego, California
Marin, M. J. S., Lima, E. F. G., Matsuyama, D. T., Silva, L. K. D., Gonzales, C., Deuzian, S. and Ilias, M. (2010) Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 34 (1): p.13–20
Niemeyer, D. J. and Gerber, H. R. (2015) Maker culture and Minecraft: Implications for the future of learning. Educational Media International, v. 52, n. 3, p. 216-226
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. eaD em Foco, 2019;9 (1): e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748
Publicado
20/07/2021
Como Citar
SCAICO, Pasqueline Dantas; SCAICO, Alexandre; LUZ, José Samuel Assunção; ARAGÃO, Juliana.
O Método Do-It: Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Mapeamento Sistemático da Literatura para Alunos de Graduação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 81-90.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15899.