O Método Do-It: Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Mapeamento Sistemático da Literatura para Alunos de Graduação

  • Pasqueline Dantas Scaico UFPB
  • Alexandre Scaico UFPB
  • José Samuel Assunção Luz UFPB
  • Juliana Aragão UFPB

Resumo


Anos de experiência lecionando disciplinas introdutórias de pesquisa científica revelaram que muitos alunos na graduação não conseguem desenvolver competências para sistematizar adequadamente revisões da literatura. Neste artigo é descrito o método Do-It, elaborado com a finalidade de ensinar estudantes a como executar mapeamentos sistemáticos. As ações pedagógicas contemplam o uso de práticas ativas, trabalho cooperativo e aprendizagem situada. Algumas evidências anedóticas sugerem que este pode ser um modelo eficiente para que professores ensinem este conteúdo. O método é apresentado a partir de um relato de experiência de sua aplicação em uma disciplina introdutória de pesquisa científica. Os passos do método são apresentados de maneira intercalada com a sua aplicação em um projeto formado por 24 estudantes. Um resumo dos achados da aplicação do método e do que os estudantes alcançaram com o mapeamento também são apresentados neste artigo.
Palavras-chave: mapeamento sistemático, método de ensino, aprendizagem ativa

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Publicado
20/07/2021
SCAICO, Pasqueline Dantas; SCAICO, Alexandre; LUZ, José Samuel Assunção; ARAGÃO, Juliana. O Método Do-It: Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Mapeamento Sistemático da Literatura para Alunos de Graduação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 81-90. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15899.