Processos de Desenvolvimento Participativo de Tecnologias Digitais Educacionais nos Contextos Urbano e da Educação do Campo

  • Dyego Carlos Sales de Morais UFPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE
  • Flávia Mendes de Andrade e Peres UFRPE
  • Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco UFPE

Resumo


Este relato apresenta processos de desenvolvimento participativo de artefatos digitais educacionais construídos no âmbito do projeto DEMULTS em uma escola no contexto urbano ao longo de três ciclos de pesquisa-ação (2011-2016), e em três escolas da Educação do Campo durante dois ciclos (2017-2020). Os processos têm como base a metodologia do Design Participativo, possibilitando a construção de um arranjo democrático que culminou numa equidade de poder nas decisões sobre os artefatos construídos com estudantes do ensino fundamental e médio.
Palavras-chave: Educação do Campo, Design Participativo, Computação na Educação Básica

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Publicado
20/07/2021
MORAIS, Dyego Carlos Sales de; PONTUAL FALCÃO, Taciana; ANDRADE E PERES, Flávia Mendes de; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Processos de Desenvolvimento Participativo de Tecnologias Digitais Educacionais nos Contextos Urbano e da Educação do Campo. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 111-120. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15902.