Relato da Aplicação de uma Sequência Didática Fundamentada nas Metáforas de Perspectivas Culturais para Fomentação do Pensamento Computacional

  • Oto B. Assunção UFMG
  • Raquel O. Prates UFMG
  • Elaine S. França UFMG

Resumo


As habilidades do Pensamento Computacional (PC) são essenciais para jovens que atuarão em um mundo constantemente em evolução. Este artigo relata a experiência de condução e avaliação de um curso ministrado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais para promover o desenvolvimento do PC. Avaliamos a experiência a partir da percepção dos alunos e a partir de observações realizadas por nós ao ministrarmos as aulas. A opinião dos alunos em relação às atividades e a dificuldade do curso foram positivas e, no decorrer do curso, nós identificamos problemas a serem endereçados para aprimorarmos o curso.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ciência da Computação na Educação Básica, Metáforas de Perspectivas Culturais, Interação Humano-Computador

Referências

Almeida, W. D. and Junior, A. C. (2020). A aplicação de uma sequência didática noprocesso de desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do 4º ano do ensino fundamental i. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages11–20, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Assunção, O., Braga, N., Prates, R., and França, E. (2019). Proposta do uso de múltiplos recursos para o ensino de pensamento computacional no ensino fundamental ii: Um relato de experiência.Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1):1309–1313.

Assunção, O. B. (2021). Proposta de sequência didática para introdução da computação e do pensamento computacional no ensino fundamental ii baseado nas metáforas de perspectivas culturais. Master’s thesis, Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos, L., Godinho, J., and Gomide, J. (2018). Um relato de experiência da escola deverão de programação para crianças. In Anais do XXIV WIE, page 41.

Duarte, K., Silveira, T., and Borges, M. (2017). Abordagem para o ensino da lógica de programação em escolas do ensino fundamental ii através da ferramenta scratch 2.0. Anais do Workshop de Informática na Escola, 23(1):175–184.

Heintz, F., Mannila, L., and Farnqvist, T. (2016). A review of models for introducing computational thinking, computer science and computing in k-12 education. In 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).

MEC (2018). Base nacional comum curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Ministério da Educação. Acessado em: 17-07-2019.

Oliveira, G., Assunção, O., and Prates, R. (2019). Strategies to introduce computational thinking to children: An analysis based on cultural viewpoint metaphors. Brazilian Symposium on Computers in Education, 30(1):547.

Salgado, L. C. D. C., De Souza, C. S., and Leitão, C. F. (2011). On the epistemic natureof cultural viewpoint metaphors. In Proceedings of the 10th Brazilian Symposiumon Human Factors in Computing Systems and the 5th Latin American Conference on Human-Computer Interaction, pages 23–32. Brazilian Computer Society.

Santos, P. C., Araujo, L. G., and Bittencourt, R. A. (2018). A mapping study of computa-tional thinking and programming in brazilian k-12 education. In2018 IEEE Frontiersin Education Conference (FIE), pages 1–8.

SBC (2019).Diretrizes para ensino de computação na educação básica. http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1220-bncc-em-itinerario-informativo-computacao-2. Acessado em: 12-04-2021.

Spradley, J. P. (1980). Participant Observation. Holt, Rinehart and Winston, 1 edition.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, pages 443–466.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking.Communications of the ACM, pages 33–35.

Wing,J.M.(2011). Computational thinking–what and why? https://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why. Acessado em: 12-04-2021.
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ASSUNÇÃO, Oto B.; PRATES, Raquel O.; FRANÇA, Elaine S.. Relato da Aplicação de uma Sequência Didática Fundamentada nas Metáforas de Perspectivas Culturais para Fomentação do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 131-140. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15904.