Trajetória de um Curso de Licenciatura em Computação no Interior do Paraná
Resumo
Dentre os múltiplos esforços para ampliação e interiorização do ensino superior público no Brasil, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) criou um campus avançado na cidade de Jandaia do Sul (PR). Em 2014, o curso de Licenciatura em Computação (LC) iniciou suas atividades, passando por uma reformulação curricular, vigente desde 2016, obtendo bons resultados em avaliações institucionais (MEC) e estudantis (ENADE). Este texto apresenta a história dos sete primeiros anos do curso de LC da UFPR em Jandaia do Sul, descrevendo sobre sua concepção, reformulação pedagógica, estrutura física, informações sobre as possibilidades formativas discentes, desafios e dificuldades enfrentadas, os esforços para saná-los e os méritos alcançados.
Palavras-chave:
Projeto Pedagógico, Implantação de Curso, Educação em Computação
Referências
Corrêa, R. L. & Nascimento, D. E. do. (2017). A interiorização das universidades e o mercado de trabalho regional: o caso da Universidade Federal do Paraná. Trabalho & Educação, 26(2), 149-169. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9623.
Falcão, T., Araújo, D., França, R., Andrade, E., & França, C. (2018). Currículo da Licenciatura em Computação: uma Proposta Alinhada às Novas Diretrizes e Demandas Contemporâneas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7(1), 1108. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.1108.
Flôr, D., da Cruz, E., Possebom, A., Beleti Junior, C., Hübner, R., Gonçalves, P., da Silva, C., & Aylon, L. (2020). MannaAcademy: impulsionando o protagonismo feminino através de uma rede interinstitucional de extensão universitária. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 26-30). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2020.11123.
Florencio, F. G. (2015). Evasão no curso de licenciatura em computação da universidade de Brasília. 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília.
Guedes, K., Beleti Junior, C., & Mendes Santiago Junior, R. (2018). Dificuldades no ensino de Algoritmos para o curso de Licenciatura em Computação: uma investigação inicial. Anais do Computer on the Beach, 0, 893-895. doi:https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p893-895.
Jesus, A., Silveira, I., & Palanch, W. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(02), 69. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.69.
Krzyzanowski, L., Beleti Jr, C., Santiago Jr, R., & Tostes, R. (2019). Ensino de programação: um estudo preliminar nos cursos de licenciatura em Computação no Brasil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 21. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.21.
Lopes, A., Santana, T., & Braga, A. (2020). O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 96-100). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2020.11137.
Lubambo, C. W., & Bastos, I. A. C. F. (2013). Condições favoráveis à interiorização das universidades públicas em Pernambuco. RMP-Revista dos mestrados profissionais, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/RMP/article/view/507.
MEC (2015). Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 2/2015. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015.
MEC (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de bacharelado e licenciatura em Computação. Parecer CNE/CES 136/2012. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991.
Moreira, Vera L B. (2007). Planejamento urbano em pequenos municípios: o caso do Paraná. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Urbanismo). Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas.
Nascimento, F. D. S. (2013). Expansão e interiorização das universidades federais: uma análise do processo de implementação do campus do litoral norte da Universidade Federal da Paraíba. Mestrado. Universidade Federal da Paraíba. Recuperado de https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3832.
Oliveira, W., França, R., Lemos, A., da Cruz, M., Scaico, P., Amaral, H., & Teixeira, L. (2020). Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 191-195). Porto Alegre: SBC. doi:http://dx.doi.org/10.5753/wei.2020.11156.
Palmeira, L. B., & Santos, M. P. (2014). Evasão no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade de Brasília: análise e mineração de dados. xvi, 127 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília.
Raabe, A. L. A., Brackmann, C. P., & Campos, F. R. (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Centro de Inovação para a Educação Básica-CIEB.
Rodrigues, F., Brackmann, C., & Barone, D. (2015). Estudo da Evasão no Curso de Ciência da Computação da UFRGS. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 97. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.97.
Rodrigues, S., Aranha, E., & Silva, T. (2018). Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 417. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.417.
SBC (2002). Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. GT de Licenciatura em Computação Recuperado de https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/131-curriculos-de-referencia/763-curriculo-de-referencia-lic-versao-2002.
SBC (2018). Nota técnica sobre a BNCC (Ensino médio e fundamental). Recuperado de https://www.sbc.org.br/institucional-3/cartas-abertas/summary/93-cartas-abertas/1197-nota-tecnica-sobre-a-bncc-ensino-medio-e-fundamental.
UFPR (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Jandaia do Sul. Recuperado de http://www.jandaiadosul.ufpr.br/licenciatura-em-computacao/.
Vasconcelos, V., & Andrade, E. (2018). Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2018.3482.
Falcão, T., Araújo, D., França, R., Andrade, E., & França, C. (2018). Currículo da Licenciatura em Computação: uma Proposta Alinhada às Novas Diretrizes e Demandas Contemporâneas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7(1), 1108. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.1108.
Flôr, D., da Cruz, E., Possebom, A., Beleti Junior, C., Hübner, R., Gonçalves, P., da Silva, C., & Aylon, L. (2020). MannaAcademy: impulsionando o protagonismo feminino através de uma rede interinstitucional de extensão universitária. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 26-30). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2020.11123.
Florencio, F. G. (2015). Evasão no curso de licenciatura em computação da universidade de Brasília. 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília.
Guedes, K., Beleti Junior, C., & Mendes Santiago Junior, R. (2018). Dificuldades no ensino de Algoritmos para o curso de Licenciatura em Computação: uma investigação inicial. Anais do Computer on the Beach, 0, 893-895. doi:https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p893-895.
Jesus, A., Silveira, I., & Palanch, W. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(02), 69. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.69.
Krzyzanowski, L., Beleti Jr, C., Santiago Jr, R., & Tostes, R. (2019). Ensino de programação: um estudo preliminar nos cursos de licenciatura em Computação no Brasil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 21. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.21.
Lopes, A., Santana, T., & Braga, A. (2020). O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 96-100). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2020.11137.
Lubambo, C. W., & Bastos, I. A. C. F. (2013). Condições favoráveis à interiorização das universidades públicas em Pernambuco. RMP-Revista dos mestrados profissionais, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/RMP/article/view/507.
MEC (2015). Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 2/2015. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015.
MEC (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de bacharelado e licenciatura em Computação. Parecer CNE/CES 136/2012. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991.
Moreira, Vera L B. (2007). Planejamento urbano em pequenos municípios: o caso do Paraná. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Urbanismo). Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas.
Nascimento, F. D. S. (2013). Expansão e interiorização das universidades federais: uma análise do processo de implementação do campus do litoral norte da Universidade Federal da Paraíba. Mestrado. Universidade Federal da Paraíba. Recuperado de https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3832.
Oliveira, W., França, R., Lemos, A., da Cruz, M., Scaico, P., Amaral, H., & Teixeira, L. (2020). Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 191-195). Porto Alegre: SBC. doi:http://dx.doi.org/10.5753/wei.2020.11156.
Palmeira, L. B., & Santos, M. P. (2014). Evasão no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade de Brasília: análise e mineração de dados. xvi, 127 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília.
Raabe, A. L. A., Brackmann, C. P., & Campos, F. R. (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Centro de Inovação para a Educação Básica-CIEB.
Rodrigues, F., Brackmann, C., & Barone, D. (2015). Estudo da Evasão no Curso de Ciência da Computação da UFRGS. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 97. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.97.
Rodrigues, S., Aranha, E., & Silva, T. (2018). Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 417. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.417.
SBC (2002). Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. GT de Licenciatura em Computação Recuperado de https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/131-curriculos-de-referencia/763-curriculo-de-referencia-lic-versao-2002.
SBC (2018). Nota técnica sobre a BNCC (Ensino médio e fundamental). Recuperado de https://www.sbc.org.br/institucional-3/cartas-abertas/summary/93-cartas-abertas/1197-nota-tecnica-sobre-a-bncc-ensino-medio-e-fundamental.
UFPR (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Jandaia do Sul. Recuperado de http://www.jandaiadosul.ufpr.br/licenciatura-em-computacao/.
Vasconcelos, V., & Andrade, E. (2018). Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2018.3482.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
COLETO BEZERRA, Maytê Gouvêa; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; SANTIAGO JUNIOR, Robertino Mendes; ZÜGE, Alexandre Prusch.
Trajetória de um Curso de Licenciatura em Computação no Interior do Paraná . In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 141-150.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15905.