Uso de Fábricas de Software como componente curricular integrador em um Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Resumo


A legislação vigente sobre a Extensão da Curricularização em Cursos Superiores estabelece uma carga horária mínima de 10%, computada a partir da carga horária dos componentes curriculares, destinada a atividades de Extensão. Sendo assim, apresentamos o presente relato da utilização de Fábricas de Software no desenvolvimento de produtos reais, com clientes reais, em um CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com turmas em diferentes estágios. O método utilizado consiste em 3 fases, estabelecendo na 1ª fase os grupos e seleção dos projetos, bem como, são aplicadas oficinas para auxiliar na ideação e gerenciamento dos projetos, na 2ª fase os grupos desenvolvem os projetos, utilizando todas práticas da Engenharia de Software, e na fase final os projetos são entregues aos clientes. Ao final do processo os grupos reconheceram o valor ao utilizar uma metodologia ágil, como Kanban e Scrum, mesmo com algumas dificuldades em seguir o que estabelece as diretrizes dessas metodologias. Habilidades, como trabalho em equipe, organização pessoal e entendimento sobre a necessidade do processo de levantamento e especificação de requisitos foram adquiridas no processo. O processo empregado contribui ativamente para a aproximação entre o CST em ADS com o Mercado de trabalho, unindo o conteúdo das disciplinas com as necessidades deste último.
Palavras-chave: Fábricas de Software, Curricularização da Extensão, Engenharia de Software

Referências

Bernardi, T. L., Zanatta, A. L., Beux, J. G., Biduski, D., e Bellei, E. A. (2017). Learning by Doing em Fábrica de Software: Relato de uma Experiência no Mestrado Profissional em Computação Aplicada. 1ª Escola Regional Engenharia de Software (ERES 2017)

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Publicado
20/07/2021
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ANDRADE, Marco Antonio Augusto de; SILVA, Gilberto Pereira da; LICO, Flávio de Almeida Andrade. Uso de Fábricas de Software como componente curricular integrador em um Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 191-197. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15910.