Análise Automática com os Microdados do ENADE para Melhoria do Ensino dos Cursos de Ciência da Computação

  • Renan Cunha UFPA
  • Claudomiro Sales UFPA
  • Reginaldo Santos UFPA

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma análise automática com os microdados do ENADE para o curso de Ciência da Computação. O objetivo é fornecer informações que possam ser úteis para diretores e coordenadores que queiram melhorar a qualidade de seus cursos. Os dados informam quais são as disciplinas deficientes do curso, qual a mudança de desempenho em determinado assunto de um exame ao longo os anos e se os alunos têm baixa participação na prova. O fato da análise de dados ser automática torna possível a geração de resultados para qualquer curso de Ciência da Computação do país sem precisar de esforço adicional.
Palavras-chave: análise de dados, avaliação da aprendizagem, enade

Referências

Araújo, R. A. (2019). Análise dos microdados do Enade: proposta de uma ferramenta de exploração utilizando mineração de dados. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Brito, M. R. F. d. (2008). O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 13(3):841–850.

Charão, A. S., Wiechork, K., Rodrigues, M. L., e Barbosa, F. P. (2020). Explorando resultados por questão no enade em ciência da computação para subsidiar revisão de projeto pedagógico de curso. Em Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, páginas 16–20. SBC.

FACOMP (2010). Estrutura curricular do curso de ciência da computação da ufpa. https://sigaa.ufpa.br/sigaa/link/public/curso/curriculo/152148. Acesso em 11 de março de 2021.

Fayyad, U., Piatetsky-Shapiro, G., e Smyth, P. (1996). From data mining to knowledge discovery in databases. AI Magazine, 17(3):37.

INEP. Enade: Perguntas frequentes. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade. Acesso em 21 de Janeiro de 2021.

INEP. Exame nacional de desempenho dos estudantes (enade). https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/enade. Acesso em 13 de janeiro de 2021.

INEP. Inep adia aplicação do enade 2020. http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-adia-aplicacao-do-enade-2020/21206. Acesso em 25 de janeiro de 2021.

INEP. Nota técnica - cálculo da nota final do enade. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/notas_tecnicas/2019/nota_tecnica_n20-2019_CGCQES-DAES_calculo_NF_Enade.pdf. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Leitão, T., Moriconi, G., Abrão, M., e Silva, D. (2010). Uma análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação da educação superior. Revista Brasileira de Educação, 15(43):21–44.

Lima, P. D. S., Ambrósio, A. P., Brancher, J. D., e Felix, I. (2018). SysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos Temas abordados. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7(1):419.

Lima, P. d. S. N., Ambrósio, A. P. L., Ferreira, D. J., e Brancher, J. D. (2019). Análise de dados do Enade e Enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24(1):89–107.

Miranda, G. J., Leal, E. A., Gama, M. A. F., e Miranda, A. B. d. (2018). Enade: Os estudantes estão motivados a fazê-lo? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 13.
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CUNHA, Renan; SALES, Claudomiro; SANTOS, Reginaldo. Análise Automática com os Microdados do ENADE para Melhoria do Ensino dos Cursos de Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 208-217. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15912.