Análise Automatizada da Originalidade de Aplicativos Android no Contexto Educacional: Um Mapeamento da Literatura
Resumo
O ensino de computação pode ser feito por meio do desenvolvimento de aplicativos. A avaliação desses aplicativos deve ser feita considerando as habilidades do século XXI como a capacidade de criar soluções originais e inovadoras. Tipicamente, a avaliação da originalidade de um aplicativo de forma manual pode requerer um esforço considerável e especialistas no domínio. A adoção de uma abordagem automatizada de análise da originalidade pode auxiliar o professor. Assim, esse artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura de abordagens de análise automatizada da originalidade de aplicativos, buscando apresentar uma visão geral sobre este tema para mostrar possíveis caminhos dentro do ensino da computação.
Palavras-chave:
App Inventor, Avaliação, Criatividade, Originalidade
Referências
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Vygotsky, L. S. Imaginação e criatividade na infância. Tradução de João Pedro Fróis. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
ALVES, Nathalia da Cruz; PEREIRA, Matheus A.; WANGENHEIM, Christiane G. von.
Análise Automatizada da Originalidade de Aplicativos Android no Contexto Educacional: Um Mapeamento da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 218-227.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15913.