Avaliação da Efetividade das Atividades de Monitoria no Componente Curricular de Introdução à Programação
Resumo
As atividades de monitoria são uma prática educacional utilizada com frequência em cursos de introdução à programação com o objetivo de mitigar dificuldades dos estudantes. Apesar dos aparentes benefícios, são necessários dados estatísticos que validem a efetividade pedagógica dessas ações. O presente estudo se insere neste contexto e destina-se a investigar a associação entre o desempenho acadêmico do estudante com a sua presença em atividades de monitoria. Participaram do estudo trinta e dois estudantes matriculados em um curso técnico de computação integrado ao ensino médio. Foi identificada uma associação estatisticamente significante entre o desempenho em programação e menor evasão com a presença dos estudantes nas atividades de monitoria. O estudo busca estimular discussões sobre esse tema, trazendo dados estatísticos que dão suporte à adoção das ações de monitoria.
Palavras-chave:
aprendizagem de programação, monitoria, programação introdutória
Referências
Coe, R. (2002). It’s the effect size, stupid: What effect size is and why it is important.
Cunha Júnior, F. R. d. (2017). Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. Educação e Pesquisa, 43(3):681–694.
de Oliveira, B. P., Balan, G. R., Leitao, P., and Coutinho, E. F. (2017). Identificação e discussão de problemas nas disciplinas iniciais de programação do curso de graduação sistemas e mı́dias digitais. Revista Sistemas e Mı́dias Digitais (RSMD), 2(1).
dos Santos Silva, W., Lima, M. S., dos Santos Raposo, J. C., and da Silva Júnior, L. C. F. (2018). Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de programação no curso técnico de informática. Diversitas Journal, 3(3):761–770.
Fan, X. (2001). Statistical significance and effect size in education research: Two sides of a coin. The Journal of Educational Research, 94(5):275–282.
Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., da Silva Cerqueira, C. S., and Pereira, C. P. (2021). A experiência da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva dos monitores. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 183–192. SBC.
Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1):133–153.
Gersten, R., Baker, S., and Lloyd, J. W. (2000). Designing high-quality research in special education: Group experimental design. The Journal of Special Education, 34(1):2–18.
Gomes, A., Ke, W., Lam, C.-T., Marcelino, M. J., and Mendes, A. (2018). Student motivation towards learning to program. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.
Gomes, A. J., Santos, A. N., and Mendes, A. J. (2012). A study on students’ behaviours and attitudes towards learning to program. In Proceedings of the 17th ACM annual conference on Innovation and technology in computer science education, pages 132–137.
Gouveia, S. S. D. S., Vasconcelos, N. V. C. D., and Palhares, R. d. A. (2018). Análise da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores sob o ponto de vista dos monitores. XVIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária.
Hattie, J. and Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of educational research, 77(1):81–112.
Holanda, W., Coutinho, J., and Fontes, L. (2018). Uma intervenção metodológica para auxiliar a aprendizagem de programação introdutória: um estudo experimental. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 699.
Khalkhali, V., Sharifi, R., and Nikyar, A. (2013). Students’ intentions to persist in, versus dropout of high school: What self-determined motivation tells us about it? Internatio- nal Online Journal of Educational Sciences, 5(2).
Lins, L. F., Ferreira, L. M. C., Ferraz, L. V., and CARVALHO, S. d. (2009). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão.
Martins, S. W., Mendes, A. J., and de Figueiredo, A. D. (2010). Comunidades de investigação em programação: Uma estratégia de apoio ao aprendizado inicial de programação. Rev. Iberoam. de Tecnol. del Aprendiz., 5(1):39–46.
Matoso, L. M. L. (2014). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, 3(2):77–83.
McHugh, M. L. (2013). The chi-square test of independence. Biochemia medica: Biochemia medica, 23(2):143–149.
Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., and Falcão, T. P. (2018). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE Transactions on Education, 62(2):77–90.
Moreira, G. L., Holanda, W., Coutinho, J. C. d. S., and Chagas, F. S. (2018). Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de ti da ufersa, campus pau dos ferros: um estudo exploratório. Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), (2).
Nunes, J. B. C. (2007). Monitoria acadêmica: espaço de formação. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, pages 45–58.
Oliveira, M. A. F., de Lima, J. V., do Canto Filho, A. B., Nunes, F. B., Lourega, L. V., and Melo, J. N. B. (2017). Aplicação do método peer instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(1).
Qian, Y. and Lehman, J. (2017). Students’ misconceptions and other difficulties in introductory programming: A literature review. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 18(1):1–24.
Santana, B. L., Figuerêdo, J. S. L., and Bittencourt, R. A. (2017). Motivaçao de estudantes non-majors em uma disciplina de programaçao. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Silva, L., Mendes, A. J., and Gomes, A. (2020). Computer-supported collaborative learning in programming education: A systematic literature review. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1086–1095. IEEE.
Silva, L. S. (2018). Análise do aprendizado em programação de estudantes do ensino técnico integrado do instituto federal de pernambuco. In Anais do V Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. SBC.
Silva, L. S. and Cavalcanti, E. R. (2018). Avaliaçao experimental do robomind no ensino de programaçao com estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 288.
Silveira, M. A. (2017). Análise das variáveis que influenciam no desempenho dos alunos nas disciplinas de programação. Master’s thesis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Silveira, S. R., Pereira, A. S., Bertolini, C., Parreira, F., and Cunha, G. (2018). Potencialidades e desafios do curso de licenciatura em computação a distância da ufsm/uab. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 1061.
Cunha Júnior, F. R. d. (2017). Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. Educação e Pesquisa, 43(3):681–694.
de Oliveira, B. P., Balan, G. R., Leitao, P., and Coutinho, E. F. (2017). Identificação e discussão de problemas nas disciplinas iniciais de programação do curso de graduação sistemas e mı́dias digitais. Revista Sistemas e Mı́dias Digitais (RSMD), 2(1).
dos Santos Silva, W., Lima, M. S., dos Santos Raposo, J. C., and da Silva Júnior, L. C. F. (2018). Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de programação no curso técnico de informática. Diversitas Journal, 3(3):761–770.
Fan, X. (2001). Statistical significance and effect size in education research: Two sides of a coin. The Journal of Educational Research, 94(5):275–282.
Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., da Silva Cerqueira, C. S., and Pereira, C. P. (2021). A experiência da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva dos monitores. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 183–192. SBC.
Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1):133–153.
Gersten, R., Baker, S., and Lloyd, J. W. (2000). Designing high-quality research in special education: Group experimental design. The Journal of Special Education, 34(1):2–18.
Gomes, A., Ke, W., Lam, C.-T., Marcelino, M. J., and Mendes, A. (2018). Student motivation towards learning to program. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.
Gomes, A. J., Santos, A. N., and Mendes, A. J. (2012). A study on students’ behaviours and attitudes towards learning to program. In Proceedings of the 17th ACM annual conference on Innovation and technology in computer science education, pages 132–137.
Gouveia, S. S. D. S., Vasconcelos, N. V. C. D., and Palhares, R. d. A. (2018). Análise da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores sob o ponto de vista dos monitores. XVIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária.
Hattie, J. and Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of educational research, 77(1):81–112.
Holanda, W., Coutinho, J., and Fontes, L. (2018). Uma intervenção metodológica para auxiliar a aprendizagem de programação introdutória: um estudo experimental. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 699.
Khalkhali, V., Sharifi, R., and Nikyar, A. (2013). Students’ intentions to persist in, versus dropout of high school: What self-determined motivation tells us about it? Internatio- nal Online Journal of Educational Sciences, 5(2).
Lins, L. F., Ferreira, L. M. C., Ferraz, L. V., and CARVALHO, S. d. (2009). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão.
Martins, S. W., Mendes, A. J., and de Figueiredo, A. D. (2010). Comunidades de investigação em programação: Uma estratégia de apoio ao aprendizado inicial de programação. Rev. Iberoam. de Tecnol. del Aprendiz., 5(1):39–46.
Matoso, L. M. L. (2014). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, 3(2):77–83.
McHugh, M. L. (2013). The chi-square test of independence. Biochemia medica: Biochemia medica, 23(2):143–149.
Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., and Falcão, T. P. (2018). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE Transactions on Education, 62(2):77–90.
Moreira, G. L., Holanda, W., Coutinho, J. C. d. S., and Chagas, F. S. (2018). Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de ti da ufersa, campus pau dos ferros: um estudo exploratório. Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), (2).
Nunes, J. B. C. (2007). Monitoria acadêmica: espaço de formação. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, pages 45–58.
Oliveira, M. A. F., de Lima, J. V., do Canto Filho, A. B., Nunes, F. B., Lourega, L. V., and Melo, J. N. B. (2017). Aplicação do método peer instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(1).
Qian, Y. and Lehman, J. (2017). Students’ misconceptions and other difficulties in introductory programming: A literature review. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 18(1):1–24.
Santana, B. L., Figuerêdo, J. S. L., and Bittencourt, R. A. (2017). Motivaçao de estudantes non-majors em uma disciplina de programaçao. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Silva, L., Mendes, A. J., and Gomes, A. (2020). Computer-supported collaborative learning in programming education: A systematic literature review. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1086–1095. IEEE.
Silva, L. S. (2018). Análise do aprendizado em programação de estudantes do ensino técnico integrado do instituto federal de pernambuco. In Anais do V Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. SBC.
Silva, L. S. and Cavalcanti, E. R. (2018). Avaliaçao experimental do robomind no ensino de programaçao com estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 288.
Silveira, M. A. (2017). Análise das variáveis que influenciam no desempenho dos alunos nas disciplinas de programação. Master’s thesis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Silveira, S. R., Pereira, A. S., Bertolini, C., Parreira, F., and Cunha, G. (2018). Potencialidades e desafios do curso de licenciatura em computação a distância da ufsm/uab. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 1061.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
SILVA, Leonardo.
Avaliação da Efetividade das Atividades de Monitoria no Componente Curricular de Introdução à Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 258-267.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15917.