Avaliação da Efetividade das Atividades de Monitoria no Componente Curricular de Introdução à Programação

Resumo


As atividades de monitoria são uma prática educacional utilizada com frequência em cursos de introdução à programação com o objetivo de mitigar dificuldades dos estudantes. Apesar dos aparentes benefícios, são necessários dados estatísticos que validem a efetividade pedagógica dessas ações. O presente estudo se insere neste contexto e destina-se a investigar a associação entre o desempenho acadêmico do estudante com a sua presença em atividades de monitoria. Participaram do estudo trinta e dois estudantes matriculados em um curso técnico de computação integrado ao ensino médio. Foi identificada uma associação estatisticamente significante entre o desempenho em programação e menor evasão com a presença dos estudantes nas atividades de monitoria. O estudo busca estimular discussões sobre esse tema, trazendo dados estatísticos que dão suporte à adoção das ações de monitoria.
Palavras-chave: aprendizagem de programação, monitoria, programação introdutória

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Publicado
20/07/2021
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SILVA, Leonardo. Avaliação da Efetividade das Atividades de Monitoria no Componente Curricular de Introdução à Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 258-267. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15917.