Avaliação da Influência dos Tamanhos das Turmas de Programação no Desempenho dos Estudantes de Computação
Resumo
Sabe-se que o processo de ensino e aprendizagem de programação é complexo e impactado por inúmeras variáveis. Dentre elas, professores e pesquisadores argumentam que o elevado número de alunos em turmas de programação influencia negativamente o aprendizado. Esta temática foi objeto de investigação em diferentes contextos internacionais, e foi observada uma carência de dados no contexto brasileiro, o qual espera-se mitigar com o presente estudo. Portanto, este trabalho tem por objetivo fornecer evidências estatísticas sobre essa temática, o que pode subsidiar políticas educacionais na área de educação em computação. Os dados acadêmicos de 206 estudantes matriculados em um curso técnico de informática integrado ao ensino médio foram analisados. Para a amostra realizada, não foi observada diferença estatisticamente significante entre os desempenhos dos estudantes de turmas com mais ou menos alunos. As implicações ao processo de ensino e aprendizagem de programação são discutidas.
Palavras-chave:
aprendizagem de programação, tamanho de turmas, alunos por laboratório
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Publicado
20/07/2021
Como Citar
SILVA, Leonardo.
Avaliação da Influência dos Tamanhos das Turmas de Programação no Desempenho dos Estudantes de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 268-277.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15918.