Avaliação de Aprendizagem de Machine Learning na Educação Básica: Um Mapeamento da Literatura
Resumo
Machine Learning (ML) está cada vez mais integrada em nossa vida. Assim, para desmistificar ML, várias unidades instrucionais estão emergindo ensinando ML já na Educação Básica. No entanto, especialmente a avaliação da aprendizagem dos conceitos de ML continua sendo uma questão aberta. Assim, a fim de fornecer uma visão geral sobre o atual estado da arte em relação à avaliação da aprendizagem de ML na Educação Básica, realizamos um mapeamento sistemático. Identificamos 15 unidades instrucionais abordando ML, que também apresentam a avaliação da aprendizagem dos estudantes, principalmente de uma maneira simples como testes/questionários com poucos propondo uma avaliação baseada em desempenho. No entanto, há uma evidente falta de definição sistemática e validação dessas avaliações o que indica a necessidade de pesquisas futuras.
Palavras-chave:
Avaliação de aprendizagem, Aprendizado de máquina, Educação Básica
Referências
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Publicado
20/07/2021
Como Citar
SALVADOR, Gustavo de Castro; WANGENHEIM, Christiane Gresse von; RAUBER, Marcelo Fernando; GARCIA, Abisague Belem; BORGATTO, Adriano F..
Avaliação de Aprendizagem de Machine Learning na Educação Básica: Um Mapeamento da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 278-287.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15919.