Avaliação Preliminar de Ambiente Online Baseado em Jogos Digitais: Um Estudo de Caso na Aprendizagem de Algoritmos

  • Daniel Antonio Karling UNIOESTE
  • Claudia Brandelero Rizzi UNIOESTE
  • Rogério Luis Rizzi UNIOESTE

Resumo


Estudos apontam que a falta de motivação e de conhecimentos prévios por parte dos alunos, e o emprego de material didático inadequado pelo professor, contribuem para desistências e reprovações em cursos na área da Computação. Buscando avançar nas discussões pertinentes e contribuir para mitigar esses problemas, este trabalho relata uma avaliação preliminar de um ambiente online de aprendizagem de algoritmos baseado em jogos digitais, desenvolvido e concebido a partir de uma sequência didática fundamentada da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados mostram que o ambiente possui potencial de aprendizagem, com nota de 81 entre 0 e 100, e de motivação em continuar aprendendo algoritmos, com média de 3,1 na escala likert (0-5)
Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem de algoritmos, Jogos digitais, Aprendizagem Significativa

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Publicado
20/07/2021
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KARLING, Daniel Antonio; RIZZI, Claudia Brandelero; RIZZI, Rogério Luis. Avaliação Preliminar de Ambiente Online Baseado em Jogos Digitais: Um Estudo de Caso na Aprendizagem de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 288-297. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15920.