Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Maringá e Região
Resumo
A Unified Modeling Language (UML) tem sido ensinada em grande parte dos cursos de (pós-)graduação em Ciência da Computação, especialmente naqueles com ênfase em Engenharia de Software. No entanto, pouco se sabe sobre o alinhamento entre como a UML tem sido ensinada e como ela tem sido utilizada na indústria de software. Este artigo apresenta os resultados de dois surveys: um com 23 docentes sobre como a UML tem sido ensinada em Instituições de Ensino Superior de Maringá e Região e um com 43 profissionais da mesma região sobre como a UML tem sido aprendida e usada na prática. Os resultados são discutidos e fornecem suposições e direções para melhorar o ensino de UML e atender às necessidades reais do mercado.
Palavras-chave:
survey, UML, ensino, aprendizagem, uso profissional
Referências
Choma Neto, J., Bento, L. H. T. C., OliveiraJr, E., and Souza, S. R. S. (2021). Are we teaching UML according to what IT companies need? A survey on theSão Carlos - SP region. In EduComp, pages 34–43. SBC.
Fernández-Sáez, A. M., Chaudron, M. R., and Genero, M. (2018). An industrial case study on the use of UML in software maintenance and its perceived benefits and hurdles. Empirical Softw. Engg., 23(6):3281–3345.
Guedes, G. (2018). UML 2 - Uma Abordagem Prática. Novatec Editora.
Larman, C. (2000). Utilizando UML e Padrões. Grupo A - Bookman.
Leal, T. and Santos, G. (2015). Um survey sobre métodos ágeis e o pós-agilismo. In CibSE, pages 53–66.
Linäker, J. et al. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering. Technical Report 1.1, Lund University, Sweden.
Ozkaya, M. and Erata, F. (2020). A survey on the practical use of UML for different software architecture viewpoints. Information and Software Technology, 121:106275.
Petre, M. (2013). UML in practice. In ICSE, pages 722–731. IEEE.
Reggio, G., Leotta, M., and Ricca, F. (2014). Who knows/uses what of the UML: A personal opinion survey. In MODELS, pages 149–165. Springer.
Wortmann, A., Barais, O., Combemale, B., and Wimmer, M. (2020). Modeling languages in Industry 4.0: an extended systematic mapping study. Software and Systems Modeling, 19(1):67–94.
Xavier, A., Martins, F., Pimentel, R., and Carvalho, D. (2019).Aplicação da UML no contexto das metodologias ágeis. In ENCOMPIF, pages 1–8. SBC.
Fernández-Sáez, A. M., Chaudron, M. R., and Genero, M. (2018). An industrial case study on the use of UML in software maintenance and its perceived benefits and hurdles. Empirical Softw. Engg., 23(6):3281–3345.
Guedes, G. (2018). UML 2 - Uma Abordagem Prática. Novatec Editora.
Larman, C. (2000). Utilizando UML e Padrões. Grupo A - Bookman.
Leal, T. and Santos, G. (2015). Um survey sobre métodos ágeis e o pós-agilismo. In CibSE, pages 53–66.
Linäker, J. et al. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering. Technical Report 1.1, Lund University, Sweden.
Ozkaya, M. and Erata, F. (2020). A survey on the practical use of UML for different software architecture viewpoints. Information and Software Technology, 121:106275.
Petre, M. (2013). UML in practice. In ICSE, pages 722–731. IEEE.
Reggio, G., Leotta, M., and Ricca, F. (2014). Who knows/uses what of the UML: A personal opinion survey. In MODELS, pages 149–165. Springer.
Wortmann, A., Barais, O., Combemale, B., and Wimmer, M. (2020). Modeling languages in Industry 4.0: an extended systematic mapping study. Software and Systems Modeling, 19(1):67–94.
Xavier, A., Martins, F., Pimentel, R., and Carvalho, D. (2019).Aplicação da UML no contexto das metodologias ágeis. In ENCOMPIF, pages 1–8. SBC.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
OLIVEIRAJR, Edson; COLANZI, Thelma E.; AMARAL, Aline; CORDEIRO, André F. R.; CHOMA NETO, João; SOUZA, Simone R. S..
Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Maringá e Região. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 328-337.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15924.