Formação Docente em Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Resumo


O Pensamento Computacional é uma estratégia para resolução de problemas através da utilização de habilidades cognitivas na área da Ciência da Computação. Neste contexto, o artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura visando a identificação de contextos metodológicos e ferramentas usadas para aprendizagem do Pensamento Computacional para a formação continuada dos professores no Brasil. Verificou-se que a ferramenta Scratch e a computação desplugada são as estratégias mais utilizadas por meio de oficinas e cursos. Além disso, buscou-se elencar as principais instituições e regiões que mais publicaram sobre o tema, como também buscou-se identificar as principais dificuldades e as conclusões reportadas pelos autores dos estudos mapeados.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Formação Continuada de Professores, Ciência da Computação, Ferramentas Computacionais.

Referências

Atmatzidou, Soumela; Demetriadis, Stavros. (2014). Como apoiar as habilidades de raciocínio computacional dos alunos em atividades educacionais de robótica. In: Anais do 4º Workshop Internacional de Ensino de Robótica, Ensino com Robótica e 5º Congresso Internacional de Robótica na Educação. p. 43-50.

Bower, M.; Wood, L. N.; Lai, J. W.; Howe, C.; Lister, R.; Mason, R.; Highfield, K.; Veal, J. (2017). Improving the Computational Thinking Pedagogical Capabilities of School Teachers. Australian Journal of Teacher Education.

Brackmann, Christian Puhlmann. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica.

Brasil. Decreto nº 8.752. (2016). Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21518212/do1-2016-05-10. Acesso em: 14 de maio de 2021.

Cabrejos, L. J. E. R., Viana, D., and dos Santos, R. P. (2018). Planejamento e execução de estudos secundários em informática na educação: Um guia prático baseado em experiências. Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação

Ferreira, M. A., Coutinho, A. E. V. B., & Coutinho, B. G. (2020). Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática no Brasil: Um Mapeamento Sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação -RENOTE, 18(2), 591-600.

Gal-Ezer, J.; Stephenson, C. (2010). Computer science teacher preparation is critical. ACM Inroads, 1(1), 61-66. doi: 10.1145/1721933.1721953.

Gresse von Wangenheim, C.; Alves, N. d. C.; Rodrigues, P. E.; Hauck, J. C. R. (2017). Teaching Computing in a Multidisciplinary Way in Social Studies Classes in School. A Case Study. International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(2).

Goode, J. (2007). If you build teachers, will students come? the role of teachers in broadening computer science learning for urban youth. Journal of Educational Computing Research 36(1), 65–88.

Kitchenham, Barbara. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical report, Keele University and Durham University Joint Report.

Kretzer, F., Gresse von Wangenheim, C., Hauck, J., & Pacheco, F. (2020). Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 389-419.

Petersen, Kai., Feldt, R., Mujtaba, S., and Mattson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In Proceedings of the 12th international conference on evaluation and assessment in software engineering, volume 17(1).

Petersen, Kai., Vakkalanka, Sairam., and Kuzniarz, Ludwik. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information & Software Technology.

WING, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3.
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Adrianne Veras de; ALMEIDA, Adrielle Veras de; ARAÚJO, Fabíola Pantoja O.. Formação Docente em Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 348-357. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15926.