O entendimento da filosofia da tecnologia no âmbito dos cursos de computação. Um estudo na região norte do Brasil.

Resumo


Este trabalho visa discutir a percepção dos docentes a respeito do conceito de Tecnologia; questiona: Os cursos da área computacional possuem disciplinas com ementas que promovem a formação de profissional que possa compreender o aspecto da tecnologia que degrada o humano, agencia comportamentos e impacta nos processos de subjetividade? Foi utilizado método qualitativo e quantitativo, tendo como critério de exclusão cursos com notas inferiores a 4 no processo de avaliação do MEC nos últimos 3 anos e que não sejam de Bacharelado ou Licenciatura, a análise dos dados foi conduzida sob a visão de Borgmann, aludindo suas ideias com os resultados obtidos. Os resultados finais apontaram que os professores, de modo geral, denotam visão acrítica de tecnologia e que disciplinas sobre Tecnologia e Sociedade, possuem ementas que se distanciam dos objetivos propostos pelo inciso II do Art. 4º da resolução CNE/CES 5/2016, culminando na reafirmação do modelo tecnológico vigente.

Palavras-chave: Filosofia da Tecnologia, DCN Computação, Formação de Professores

Referências

Borgmann, Albert. Focal things and practices. In: SCHARFF, R. C.; DUSEK, Val. Philosophy of Technology: the technological condition: an ontology. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

Brasil. Ministério da Educação. E-MEC: Instituições de Educação Superior e cursos cadastrados [Internet]. Brasília: Ministério da Educação 2017. Disponível em: http://www.emec.gov.br acesso em 08 out. 2020.

Ellul, J. The technological society. New York: Vintage Books, 1964.

Ellul, Jacques. A traição pela tecnologia. Promoção: Rerun Productions. Amsterdã. Disponível em: jacquesellulbrasil.wordpress.com/2011/12/01/236/. Acesso em 11/08/2019.

Feenberg, A. O que é filosofa da tecnologia? Conferência, University of Komaba/Japão, jun. 2003. Tradução de Agustín Apaza, Disponível em: < https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf >. Acesso em: 08 ago. 2019.

Marin, Alda Junqueira. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. In: TIBALLI, Elianda F. Arantes, CHAVES, Sandramara Matias (orgs.). Concepções e práticas de formação de professores diferentes olhares Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Ricardo, e. C.; Custódio, J. F.; Rezende Junior, M. F. A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professores de Ensino de Física, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 135-147, mar. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n1/a20v29n1.pdf >. Acesso em: 10 ago. 2019.

Rüdiger, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica: Prospectos acerca do futuro do homem. Porto Alegre: Editora Sulina, 2ª edição – 2014.

SBC. Currículo de Referência da SBC para cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação (CR05), (2005). Disponível em https://goo.gl/VL7dcD. Último acesso em: 08 Mar. 2021
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FIGUEREDO, Alessandra Cardoso; ALVES, Cibele Da Silva; AZEVEDO, Reyanne Fernandes De; QUINTO, Wanderson Alexandre da Silva. O entendimento da filosofia da tecnologia no âmbito dos cursos de computação. Um estudo na região norte do Brasil.. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 378-387. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15929.