Um estudo do impacto de egressos no desenvolvimento regional como reflexo da interiorização do Ensino Superior

  • Helen Ferreira IFCE
  • Edgar Oliveira IFCE
  • Reinaldo Braga IFCE
  • Mauro Oliveira IFCE
  • Carina Oliveira IFCE

Resumo


Este trabalho discute os impactos in loco da atuação de egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras localizadas fora de grandes centros urbanos, tendo como estudo de caso o curso de Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Aracati. Nele é delineado o perfil dos egressos a partir do cruzamento de diversos indicadores: tipo e local de atuação profissional, faixa salarial, pós-graduação e formação extracurricular durante a graduação. É mostrado que, apesar da maioria dos egressos atuar na área de tecnologia com bons salários, houve um êxodo considerável dos egressos oriundos do município de formação e região para a capital Fortaleza-CE, o que coloca em questão a necessidade de novas e urgentes estratégias para desenvolvimento socioeconômico das regiões interioranas que abrigam IES.
Palavras-chave: Egressos, Interiorização, Análise

Referências

Brasil (2014). Ministério da Educação. A Democratização e Expansão da Educação Superior no País 2003–2014. Brasília-DF.

Finger, A., Bordin, A., and de Mello, A. (2020). Perfil das Egressas dos Cursos de Computação da UNIPAMPA: Uma Análise da Formação Acadêmica e da Atuação Profissional. In Anais do XIV Women in Information Technology, Porto Alegre, RS,Brasil. SBC.

IBGE (2021).Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: Aracati. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/aracati.html. Último Acesso em: 13 de Abril de 2021.

Nunes, L. H., Reis, J., Paxiuba, C., Ponte, M., Nascimento, M., and Nascimento, R.(2020). Perfil dos Egressos de Computação do Interior da Amazônia no Mercado deTrabalho. In Anais do XIV Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, J. D., Dantas, V., Figueiredo, R., Medeiros, S., and Costa, T. (2019). Perfil Profissional das Egressas dos Cursos de Computação da Universidade Federal da Paraíba-Campus IV. In Anais do XIII Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Helen; OLIVEIRA, Edgar; BRAGA, Reinaldo; OLIVEIRA, Mauro; OLIVEIRA, Carina. Um estudo do impacto de egressos no desenvolvimento regional como reflexo da interiorização do Ensino Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 428-437. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15934.