Uma Revisão Sobre a Formação Docente para o Ensino-Aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil

  • Ana Carolina Sokolonski UFBA
  • Alirio Santos de Sá UFBA
  • Raimundo José de Araújo Macêdo UFBA

Resumo


Nos últimos anos, diversas abordagens de ensino-aprendizagem de Raciocínio ou Pensamento Computacional têm sido propostas e investigadas. Recentemente, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Básico e suas prescritas competências, o ensino-aprendizagem do Raciocínio Computacional (RC) tornou-se um grande desafio a ser superado, tendo em vista a necessidade de formação docente adequada para atender a enorme demanda iminente. Neste artigo, através de uma revisão sistemática de literatura, foi traçado um cenário da formação de docentes para o ensino-aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil. Para tanto, as publicações selecionadas foram classificadas e analisadas por ano de publicação, tipo de estudo, abordagem de ensino-aprendizagem utilizada, público-alvo investigado, habilidades do RC desenvolvidas e uso de ensino online. Por fim, baseado nas análises, destacam-se as vantagens e desvantagens, desafios e trabalhos futuros.
Palavras-chave: Raciocínio Computacional, Formação Docente, Revisão Sistemática da Literatura

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Publicado
20/07/2021
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SOKOLONSKI, Ana Carolina; SÁ, Alirio Santos de; MACÊDO, Raimundo José de Araújo. Uma Revisão Sobre a Formação Docente para o Ensino-Aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 438-447. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15935.