Uma Revisão Sobre a Formação Docente para o Ensino-Aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil
Resumo
Nos últimos anos, diversas abordagens de ensino-aprendizagem de Raciocínio ou Pensamento Computacional têm sido propostas e investigadas. Recentemente, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Básico e suas prescritas competências, o ensino-aprendizagem do Raciocínio Computacional (RC) tornou-se um grande desafio a ser superado, tendo em vista a necessidade de formação docente adequada para atender a enorme demanda iminente. Neste artigo, através de uma revisão sistemática de literatura, foi traçado um cenário da formação de docentes para o ensino-aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil. Para tanto, as publicações selecionadas foram classificadas e analisadas por ano de publicação, tipo de estudo, abordagem de ensino-aprendizagem utilizada, público-alvo investigado, habilidades do RC desenvolvidas e uso de ensino online. Por fim, baseado nas análises, destacam-se as vantagens e desvantagens, desafios e trabalhos futuros.
Palavras-chave:
Raciocínio Computacional, Formação Docente, Revisão Sistemática da Literatura
Referências
Agnol, A. D., Gusberti, C., and Bertagnolli, S. C. (2020). O Ensino de Pensamento Computacional Através de um Jogo de Tabuleiro em Ambiente Desplugado: Relato de Experiência de Formação Docente.Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(1)
Barbosa, L. (2019). A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática.Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, 25:889–898
Barbosa, L. L. d. S. and Maltempi, M. (2020). Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: Desafios e Potencialidades dos Projetos de Ensino e das Tecnologias na Formação Inicial de Professores.Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática,3(3).
Barcelos, T., Bortoletto, R., and Andrioli, M. (2016). Formação Online para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Professores de Matemática.Anais dosWorkshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5:1228.
Barros, T., Reategui, E., Radaelli, R., and Teixeira, A. (2018a). Análise de Discurso e de Conteúdo de uma Formação em Pensamento Computacional para Professores.Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 29:1733
Barros, T. T. T., Reategui, E. B., Meira, R. R., and Teixeira, A. C. (2018b). Avaliando a Formação de Professores no Contexto do Pensamento Computacional.Revista NovasTecnologias na Educação, 29.
Brasil (2020).Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação,Brasília-Brasil. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
Côrrea, E. B. et al. (2020). O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e Algébrico na Formação Inicial de Professores de Matemática: Um Estudo de Caso com Scratch. Master’s thesis, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Costa, L., Cavalcante, A., Araujo, A., Andrade, W., and Guerrero, D. (2017). Um Estudo Exploratório da Aplicação de Pensamento Computacional Baseado nas Perspectivas de Professores do Ensino Médio.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro deInformática na Educação, 6:992.
Echenique, M. T. and Fontes, R. D. (2020). A Formação de Professores para o Ensino de Computação na Educação Básica.Revista Eixo.
Eloy, A. A. d. S., Martins, A. R. Q., Pazinato, A. M., Lukjanenko, M. d. F. S. P., and Lopes,R. d. D. (2017). Programming Literacy: Computational Thinking in Brazilian Public Schools.Proceedings of the 2017 Conference on Interaction Design and Children,10:439–444.
Farias, A., Andrade, W., and Alencar, R. (2015). Pensamento Computacional em Sala de Aula: Desafios, Possibilidades e a Formação Docente.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4:1226.
França, R. and Tedesco, P. (2017). Pensamento Computacional sob a Perspectiva de Licenciandos em Computação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 23:795–804.
Gomes, C. A., Gomes, H., Rego, B., and Rito, P. N. (2020). Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: Trajetórias na Formação Contínua de Professores.Mediações, 8(2):15–32.
Goulart, M., da Costa, P. K. A., and Pereira, A. (2019). A Integração das TDIC na Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil: Uma Análise a Partir dos Projetos Pedagógicos.Olhar de Professor, 21:351–367
Júnior, P. A. P. and de Oliveira, S. (2019). Pensamento Computacional: Uma Propostade Oficina para a Formação de Professores.Revista Novas Tecnologias na Educação,17(01):62–71.
Kampff, A., Lopes, T., Alves, I., Souza, V., Rigo, S., and Marson, F. (2016). Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma Oficina com Professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro deInformática na Educação, 5:1316
Kitchenham, B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Technical report,Keele University - UK.
Lira, A., Leitão, D., and Castro, J. (2019). Como o Processo de Produção de Mídias Pode Contribuir para a Formação Docente? Revista Novas Tecnologias na Educação,17:425–434.
Macêdo, R. J. d. A., Cavallo, D. P., Gorender, S., and Araújo, B. M. d. (2020). Raciocínio Computacional na Formação Geral: Pavimentando o Caminho da Interdisciplinaridade. de Tughy, Rosângela Pereira; Gonçalves, Gustavo (Org.). Univer-sidade popular e encontro de saberes. 1ed. Salvador: EDUFBA. Disponível em:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32949. Acessado em 17/03/2021, 1:411–424.
Mandaji, M., Da Silva, R. K., Terçariol, A. A. D. L., and Mazurkievicz, G. L. (2018). O Programaê! e a Formação de Professores para a Integração do Pensamento Computacional ao Currículo.CIET:EnPED
Marques, S. G., da Cruz, M. E. J. K., and Schulz, F. (2019). Formação Continuada de Licenciados em Computação para Trabalho com Computação na Escola. Anais dosWorkshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8:31–40.
Martins, C. and Giraffa, L. (2020). Práticas Pedagógicas Remixadas: Relações entre Estratégias Pedagógicas da Cultura Digital e Formação Docente.Revista e-Curriculum,18:739–760.
Matos, E., Coutinho, C., Santos, E., Dourado, H., Ribeiro, L., da Silva, R., de Jesus, S.,Oliveira, T. K., and de Morais, P. (2019). Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional.Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, 4:251–259.
Menolli, A., Bragagnolo, A., Gonçalves, R., and Neto, J. C. (2021). Factors Related to the Quality of Computer Science Teacher Education Courses: A Public Data Analysis.Revista Brasileira de Informática na Educação, 29(0):209–226.
Oliveira, C. and Pereira, R. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Ciência da Computação.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8:1502
Oliveira, E. and Bittencourt, R. (2019). Teaching Computational Thinking to K-12 Educators through Distance Learning.Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 27:61–70.
Oliveira, E., Bittencourt, R., and Trindade, R. (2019). Designing and Evaluating a Computational Thinking Course for K-12 Brazilian Educators. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8:1094
Pasqual Júnior, P. A. (2018). Pensamento Computacional e Formação de Professores: Uma Análise a Partir da Plataforma Code.org. Master’s thesis, Universidade de Caxiasdo Sul.
Paz, L. A. S. d. C. (2017). O Pensamento Computacional e a Formação Continuada de Professores: Uma Experiência com as TICs.Revista On-line de Política e Gestão Educacional, 22:1655–1667
Pimentel, C. S., de Carvalho, N. A., and Barreiro, R. M. C. (2020). Aprendizado Ativo entre Bits e Átomos: Uma proposta para Formação de Professores no Contexto do Pensamento Computacional.VII Seminário Mídias e Educação, 1:31–42.
Ramos, J. L. and Espadeiro, R. G. (2014). Os Futuros Professores e os Professores do Futuro: Os Desafios da Introdução ao Pensamento Computacional na Escola, no Currículo e na Aprendizagem.Revista Educação, Formação e Tecnologias, 7:4–25
Reichert, J. T., Barone, D. A. C., and Kist, M. (2020). Computational Thinking in K-12: An analysis with Mathematics Teachers.Eurasia Journal of Mathematics, Science andTechnology Education, 16(6).
SBC (2020).Itinerário Formativo da Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - URL: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1216-itinerario-formativo-da-computacao - acessado em 17/03/2021.
Silva, J., Souza, S., Vanderlei, I., Andrade, M., and Alencar, A. (2019). Informática na Educação e Formação de Professores(as) da Rede Municipal de Garanhus - PE: Uma Experiência Extensionista.COINTER.
Silva, V., Silva, L., and França, R. (2017). Pensamento Computacional na Formação de Professores: Experiências e Desafios Encontrados no Ensino da Computação em Escolas Públicas.Anais do Workshop de Informática na Escola, 23:805–814
Sokolonski, A. C., Sá, A., and Macedo, R. (2020). Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31:1503–1512.
Souza, A. d. G. (2019).Letramento Computacional no Ensino Superior: Reflexões e Aproximações do Saber/Fazer em Práticas de Pesquisa/Formação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. PhD thesis, UNIVERSIDADE TIRADENTES.
Souza, I., Rodrigues, R., and Andrade, W. (2016). Introdução do Pensamento Computacional na Formação Docente para Ensino de Robótica Educacional.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5:1265.
Valente, J. A. (2016). Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno.Revista E-curriculum, 14(3):864–897.
Vasconcelos, C. and Neto, A. J. M. (2018). A Formação de Professores de Computação para Adoção Apropriada de TDIC.CIET:EnPED
von Wangenheim, A., von Wangenheim, C. G., Pacheco, F. S., Hauck, J. C. R., and Ferreira, M. N. F. (2017). Motivating Teachers to Teach Computing in Middle School: A Case Study of a Physical Computing Taster Workshop for K-12 Teachers.International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(4):35–49
Wing, J. (2006). Computational Thinking.Communications of the ACM, 49:33–35.
Zilio, C. and Nóbile, M. F. (2019). O Pensamento Computacional na Formação Continuada de Professores que Atuam no Laboratório de Informática.XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - UFRN
Barbosa, L. (2019). A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática.Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, 25:889–898
Barbosa, L. L. d. S. and Maltempi, M. (2020). Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: Desafios e Potencialidades dos Projetos de Ensino e das Tecnologias na Formação Inicial de Professores.Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática,3(3).
Barcelos, T., Bortoletto, R., and Andrioli, M. (2016). Formação Online para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Professores de Matemática.Anais dosWorkshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5:1228.
Barros, T., Reategui, E., Radaelli, R., and Teixeira, A. (2018a). Análise de Discurso e de Conteúdo de uma Formação em Pensamento Computacional para Professores.Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 29:1733
Barros, T. T. T., Reategui, E. B., Meira, R. R., and Teixeira, A. C. (2018b). Avaliando a Formação de Professores no Contexto do Pensamento Computacional.Revista NovasTecnologias na Educação, 29.
Brasil (2020).Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação,Brasília-Brasil. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
Côrrea, E. B. et al. (2020). O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e Algébrico na Formação Inicial de Professores de Matemática: Um Estudo de Caso com Scratch. Master’s thesis, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Costa, L., Cavalcante, A., Araujo, A., Andrade, W., and Guerrero, D. (2017). Um Estudo Exploratório da Aplicação de Pensamento Computacional Baseado nas Perspectivas de Professores do Ensino Médio.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro deInformática na Educação, 6:992.
Echenique, M. T. and Fontes, R. D. (2020). A Formação de Professores para o Ensino de Computação na Educação Básica.Revista Eixo.
Eloy, A. A. d. S., Martins, A. R. Q., Pazinato, A. M., Lukjanenko, M. d. F. S. P., and Lopes,R. d. D. (2017). Programming Literacy: Computational Thinking in Brazilian Public Schools.Proceedings of the 2017 Conference on Interaction Design and Children,10:439–444.
Farias, A., Andrade, W., and Alencar, R. (2015). Pensamento Computacional em Sala de Aula: Desafios, Possibilidades e a Formação Docente.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4:1226.
França, R. and Tedesco, P. (2017). Pensamento Computacional sob a Perspectiva de Licenciandos em Computação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 23:795–804.
Gomes, C. A., Gomes, H., Rego, B., and Rito, P. N. (2020). Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: Trajetórias na Formação Contínua de Professores.Mediações, 8(2):15–32.
Goulart, M., da Costa, P. K. A., and Pereira, A. (2019). A Integração das TDIC na Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil: Uma Análise a Partir dos Projetos Pedagógicos.Olhar de Professor, 21:351–367
Júnior, P. A. P. and de Oliveira, S. (2019). Pensamento Computacional: Uma Propostade Oficina para a Formação de Professores.Revista Novas Tecnologias na Educação,17(01):62–71.
Kampff, A., Lopes, T., Alves, I., Souza, V., Rigo, S., and Marson, F. (2016). Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma Oficina com Professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro deInformática na Educação, 5:1316
Kitchenham, B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Technical report,Keele University - UK.
Lira, A., Leitão, D., and Castro, J. (2019). Como o Processo de Produção de Mídias Pode Contribuir para a Formação Docente? Revista Novas Tecnologias na Educação,17:425–434.
Macêdo, R. J. d. A., Cavallo, D. P., Gorender, S., and Araújo, B. M. d. (2020). Raciocínio Computacional na Formação Geral: Pavimentando o Caminho da Interdisciplinaridade. de Tughy, Rosângela Pereira; Gonçalves, Gustavo (Org.). Univer-sidade popular e encontro de saberes. 1ed. Salvador: EDUFBA. Disponível em:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32949. Acessado em 17/03/2021, 1:411–424.
Mandaji, M., Da Silva, R. K., Terçariol, A. A. D. L., and Mazurkievicz, G. L. (2018). O Programaê! e a Formação de Professores para a Integração do Pensamento Computacional ao Currículo.CIET:EnPED
Marques, S. G., da Cruz, M. E. J. K., and Schulz, F. (2019). Formação Continuada de Licenciados em Computação para Trabalho com Computação na Escola. Anais dosWorkshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8:31–40.
Martins, C. and Giraffa, L. (2020). Práticas Pedagógicas Remixadas: Relações entre Estratégias Pedagógicas da Cultura Digital e Formação Docente.Revista e-Curriculum,18:739–760.
Matos, E., Coutinho, C., Santos, E., Dourado, H., Ribeiro, L., da Silva, R., de Jesus, S.,Oliveira, T. K., and de Morais, P. (2019). Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional.Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, 4:251–259.
Menolli, A., Bragagnolo, A., Gonçalves, R., and Neto, J. C. (2021). Factors Related to the Quality of Computer Science Teacher Education Courses: A Public Data Analysis.Revista Brasileira de Informática na Educação, 29(0):209–226.
Oliveira, C. and Pereira, R. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Ciência da Computação.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8:1502
Oliveira, E. and Bittencourt, R. (2019). Teaching Computational Thinking to K-12 Educators through Distance Learning.Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 27:61–70.
Oliveira, E., Bittencourt, R., and Trindade, R. (2019). Designing and Evaluating a Computational Thinking Course for K-12 Brazilian Educators. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8:1094
Pasqual Júnior, P. A. (2018). Pensamento Computacional e Formação de Professores: Uma Análise a Partir da Plataforma Code.org. Master’s thesis, Universidade de Caxiasdo Sul.
Paz, L. A. S. d. C. (2017). O Pensamento Computacional e a Formação Continuada de Professores: Uma Experiência com as TICs.Revista On-line de Política e Gestão Educacional, 22:1655–1667
Pimentel, C. S., de Carvalho, N. A., and Barreiro, R. M. C. (2020). Aprendizado Ativo entre Bits e Átomos: Uma proposta para Formação de Professores no Contexto do Pensamento Computacional.VII Seminário Mídias e Educação, 1:31–42.
Ramos, J. L. and Espadeiro, R. G. (2014). Os Futuros Professores e os Professores do Futuro: Os Desafios da Introdução ao Pensamento Computacional na Escola, no Currículo e na Aprendizagem.Revista Educação, Formação e Tecnologias, 7:4–25
Reichert, J. T., Barone, D. A. C., and Kist, M. (2020). Computational Thinking in K-12: An analysis with Mathematics Teachers.Eurasia Journal of Mathematics, Science andTechnology Education, 16(6).
SBC (2020).Itinerário Formativo da Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - URL: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1216-itinerario-formativo-da-computacao - acessado em 17/03/2021.
Silva, J., Souza, S., Vanderlei, I., Andrade, M., and Alencar, A. (2019). Informática na Educação e Formação de Professores(as) da Rede Municipal de Garanhus - PE: Uma Experiência Extensionista.COINTER.
Silva, V., Silva, L., and França, R. (2017). Pensamento Computacional na Formação de Professores: Experiências e Desafios Encontrados no Ensino da Computação em Escolas Públicas.Anais do Workshop de Informática na Escola, 23:805–814
Sokolonski, A. C., Sá, A., and Macedo, R. (2020). Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31:1503–1512.
Souza, A. d. G. (2019).Letramento Computacional no Ensino Superior: Reflexões e Aproximações do Saber/Fazer em Práticas de Pesquisa/Formação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. PhD thesis, UNIVERSIDADE TIRADENTES.
Souza, I., Rodrigues, R., and Andrade, W. (2016). Introdução do Pensamento Computacional na Formação Docente para Ensino de Robótica Educacional.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5:1265.
Valente, J. A. (2016). Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno.Revista E-curriculum, 14(3):864–897.
Vasconcelos, C. and Neto, A. J. M. (2018). A Formação de Professores de Computação para Adoção Apropriada de TDIC.CIET:EnPED
von Wangenheim, A., von Wangenheim, C. G., Pacheco, F. S., Hauck, J. C. R., and Ferreira, M. N. F. (2017). Motivating Teachers to Teach Computing in Middle School: A Case Study of a Physical Computing Taster Workshop for K-12 Teachers.International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(4):35–49
Wing, J. (2006). Computational Thinking.Communications of the ACM, 49:33–35.
Zilio, C. and Nóbile, M. F. (2019). O Pensamento Computacional na Formação Continuada de Professores que Atuam no Laboratório de Informática.XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - UFRN
Publicado
20/07/2021
Como Citar
SOKOLONSKI, Ana Carolina; SÁ, Alirio Santos de; MACÊDO, Raimundo José de Araújo.
Uma Revisão Sobre a Formação Docente para o Ensino-Aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 438-447.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15935.