Vivência acadêmica e desempenho acadêmico de ingressantes em cursos de computação

Resumo


Este estudo investiga como as vivências acadêmicas de estudantes de cursos de computação podem influenciar no desempenho dos alunos. A vivência acadêmica foi mensurada em 5 dimensões (Carreira, Pessoal, Institucional, Interpessoal, Estudo) utilizando o Questionário de Vivências Acadêmicas em sua versão reduzida (QVA-r) como um instrumento de previsão do desempenho de estudantes. O QVA-r foi aplicado por dois anos a ingressantes em cursos de graduação em computação de uma universidade pública (N = 266 alunos). Os resultados não sugeriram correlação significativa entre desempenho e fatores, do QVA-r, porém os fatores explicam 89,9% da variação do desempenho do aluno (valor-p < 0,05).
Palavras-chave: Vivência acadêmica, Desempenho acadêmico, Instrumentos Psicométricos

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Publicado
20/07/2021
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MENDONÇA, Evoney; CARVALHO, Leandro S. G.; SANTOS, Ana Lucia Machado dos; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David B. F.; PEREIRA, Filipe Dwan. Vivência acadêmica e desempenho acadêmico de ingressantes em cursos de computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 458-467. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15937.