Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades
Resumo
Nos últimos anos, uma série de estudos tem usado a Computação Desplugada como uma estratégia para Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira. Apesar dos avanços, a área ainda necessita construir novas trajetórias para a produção do conhecimento da Computação na Educação Básica. Nesse sentido, o texto apresenta um artigo de posição a respeito do assunto, a fim de nortear a proposição de cinco desafios, oportunidades e direcionamentos de pesquisa no Ensino de Computação por meio da Computação Desplugada. O texto apresenta contribuições para a condução de novas pesquisas em Computação Desplugada, a fim de avançar a literatura e maximizar os efeitos da Computação Desplugada no ensino de Computação no Brasil.
Palavras-chave:
Ensino da Computação, Educação Básica, Aprendizagem Híbrido
Referências
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Publicado
20/07/2021
Como Citar
OLIVEIRA, Wilk; CAMBRAIA, Adão Caron; HINTERHOLZ, Lucas Tadeu.
Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 468-477.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15938.