Comparação entre o panorama internacional e nacional sobre o Ensino e a Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior

Resumo


Disciplinas de introdução à programação fazem parte de currículos de vários cursos de graduação, porém ainda é difuso o entendimento sobre quais são, de fato, os principais problemas vivenciados por alunos e professores. Este estudo terciário tem como objetivo verificar em que medida os desafios de ensino e aprendizagem de introdução à programação no Brasil e no exterior estão alinhados, contribuindo para a definição de soluções adequadas ao contexto nacional. Para isso, foram analisadas duas revisões sistemáticas da literatura (RSL) sobre o tema - uma internacional e uma nacional. Os resultados indicam que a resolução de problemas em programação aparece como conceito crucial para a introdução à programação. Os estudos nacionais reforçam os conhecimentos de base como déficits importantes e ambas RSL reforçam a necessidade de estudos mais aprofundados nos métodos e ferramentas para o ensino de programação.
Palavras-chave: Introdução à Programação, Ensino, Aprendizagem

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Publicado
20/07/2021
MEDEIROS, Rodrigo Pessoa; FALCÃO, Taciana Pontual; RAMALHO, Geber Lisboa. Comparação entre o panorama internacional e nacional sobre o Ensino e a Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 478-487. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15939.