Estratégias Metodológicas para enfrentar os Desafios do Ensino de Interação Humano-Computador no Brasil

  • Danilo Silveira Martins IFNMG
  • Maria Lúcia Bento Villela UFV

Resumo


Docentes que trabalham com disciplinas da área de Interação Humano-Computador (IHC), em cursos de Computação, são constantemente desafiados em virtude da interdisciplinaridade intrínseca da área, bem como dos rápidos avanços tecnológicos, que trazem novas demandas para o desenvolvimento de sistemas interativos. Nesse contexto, este artigo apresenta estratégias pedagógicas/metodológicas para uma disciplina de IHC, com vistas a enfrentar os principais desafios do ensino dessa área no Brasil. Tais estratégias foram trabalhadas em sala de aula, em uma disciplina de IHC ministrada para alunos de graduação em Sistemas de Informação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Uma avaliação de tal experiência, realizada pelos alunos e professores envolvidos, mostra que, apesar das dificuldades relacionadas ao planejamento e execução das atividades relacionadas às estratégias, elas aumentaram, de forma geral, o interesse e a motivação dos alunos para aprenderem o conteúdo da disciplina. Assim, as estratégias pedagógicas apresentadas neste artigo contribuem para o ensino de IHC e também de outras disciplinas, devido ao seu potencial de replicação por docentes de diferentes áreas, em contextos distintos.

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Publicado
06/08/2023
MARTINS, Danilo Silveira; VILLELA, Maria Lúcia Bento. Estratégias Metodológicas para enfrentar os Desafios do Ensino de Interação Humano-Computador no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 76-87. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229899.