CodeSmells? Aqui não! Limpando e Refatorando Códigos na Prática: Um Relato de Experiência da Execução do Curso CodeSmells na Prática

  • Pedro C. Chaaban UFC
  • Robson Medeiros UFC
  • Jorge Luiz Sousa UFC
  • Marina Rocha UFC
  • George Maia UFC
  • Israely Lima UFC
  • Ricardo Davi Batista UFC
  • Jacilane de H. Rabelo UFC

Resumo


Abordagens de ensino de Computação estão visando um ensino mais dinâmico. O trabalho desenvolvido neste artigo tem como objetivo descrever o curso de Refatoração de Códigos ofertado pelo projeto LearningLab aos estudantes do Campus Russas da Universidade Federal do Ceará (UFC), o qual utilizou o ensino interativo de base teórica e prática. O curso CodeSmells para iniciantes foi realizado presencialmente com 20 estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Os resultados mostram, de acordo com a metodologia de ensino aplicada e a percepção dos estudantes, que a maioria gostou da atividade prática e que mais de 80% compreendem e seriam capazes de aplicar na prática os conceitos aprendidos.

Referências

Barbosa, E. F., Moura, D. G. (2014). Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. XIII International Conference on Engineering and Technology Education, v. 13, p. 16-19. ISSN 2317-4382.

Corbin, J. and Strauss, A. (2007). Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Sage Publications.

Fontana, F. A., Ferme, V., Spinelli, S. (2012). Investigating the impact of code smells debt on quality code evaluation. In Proceedings of the MTD , MTD ’12, p. 15–22, Piscataway, NJ, USA. IEEE Press.

Fowler, M. (2018). Refactoring: improving the design of existing code. [S. l.]: Addison-Wesley Professional.

Hartwig, A. K., Silveira, M., Fronza, L., Mattos, M., de Araújo Kohler, L. P. (2019). Metodologias ativas para o ensino da computação: uma revisão sistemática e um estudo prático. In Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 25, n. 1, p. 1139-1143.

Martin, Robert Cecil. Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship. (2008).

McAuley, E., Wraith, S., Duncan, T. (1991). Self-efficacy, perceptions of success, and intrinsic motivation for exercise. Journal of Applied Social Psychology, v. 21, n. 2, p. 139-155.

Mendes, J., Costa, Y., Frazão, K., Santos, R., Santos, D., Rivero, L. (2019). Identificação das expectativas e dificuldades de alunos de graduação no ensino de engenharia de software. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, p. 334-347, SBC.

Piccinin, G. F., Moro, M. M. (2020). Investigação da rotina de aprendizagem de desenvolvedores de software. In Anais do XXVIII Workshop Sobre Educação em Computação, p. 196-200, SBC.

Rabelo, A., Maia, L. C., Parreiras, F. (2018). Performance Analysis of Computer Science Students in Programming Learning. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2018.3499.

Ryan, R. M., Koestner, R., Deci, E. L. (1991). Ego-involved persistence: When free-choice behavior is not intrinsically motivated. Motivation and emotion, v. 15, n. 3, p. 185-205.

Sitzmann, T., Ely, K., Brown, K. G., & Bauer, K. N. Self-assessment of knowledge: A cognitive learning or affective measure?. Academy of Management Learning & Education, v. 9, n. 2, p. 169-191, 2010.

Souza, S. R., Choma Neto, J., Paschoal, L. N., Hernandes, E. (2021). Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software com PBL: um relato de experiência In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, p. 31-40, SBC.

Thomas, G., Martin, D., Pleasants, K. Using selfand peer-assessment to enhance students’ future-learning in higher education. Journal of University Teaching & Learning Practice, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2011.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media, 2012.
Publicado
06/08/2023
CHAABAN, Pedro C.; MEDEIROS, Robson; SOUSA, Jorge Luiz; ROCHA, Marina; MAIA, George; LIMA, Israely; BATISTA, Ricardo Davi; RABELO, Jacilane de H.. CodeSmells? Aqui não! Limpando e Refatorando Códigos na Prática: Um Relato de Experiência da Execução do Curso CodeSmells na Prática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 122-132. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230114.