CodeSmells? Aqui não! Limpando e Refatorando Códigos na Prática: Um Relato de Experiência da Execução do Curso CodeSmells na Prática

  • Pedro C. Chaaban UFC
  • Robson Medeiros UFC
  • Jorge Luiz Sousa UFC
  • Marina Rocha UFC
  • George Maia UFC
  • Israely Lima UFC
  • Ricardo Davi Batista UFC
  • Jacilane de H. Rabelo UFC

Resumo


Abordagens de ensino de Computação estão visando um ensino mais dinâmico. O trabalho desenvolvido neste artigo tem como objetivo descrever o curso de Refatoração de Códigos ofertado pelo projeto LearningLab aos estudantes do Campus Russas da Universidade Federal do Ceará (UFC), o qual utilizou o ensino interativo de base teórica e prática. O curso CodeSmells para iniciantes foi realizado presencialmente com 20 estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Os resultados mostram, de acordo com a metodologia de ensino aplicada e a percepção dos estudantes, que a maioria gostou da atividade prática e que mais de 80% compreendem e seriam capazes de aplicar na prática os conceitos aprendidos.

Referências

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Publicado
06/08/2023
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CHAABAN, Pedro C.; MEDEIROS, Robson; SOUSA, Jorge Luiz; ROCHA, Marina; MAIA, George; LIMA, Israely; BATISTA, Ricardo Davi; RABELO, Jacilane de H.. CodeSmells? Aqui não! Limpando e Refatorando Códigos na Prática: Um Relato de Experiência da Execução do Curso CodeSmells na Prática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 122-132. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230114.